Quem somos

Oficializado no dia 12 de Dezembro de 2009, dia de N.Sa. de Guadalupe, na Capela do Colégio Santa Catarina de Sena, em São Paulo, o Movimento Juvenil Dominicano do Brasil tem como lema “contemplar e levar ao outro aquilo que foi contemplado”, para que a contemplação na oração e os esforços nos estudos proporcionem uma atuação no mundo com a perspectiva do Evangelho onde a paz é fruto da justiça.

Dominicanos: nosso claustro é o mundo!

Temos uma grande preocupação de educarmos a juventude a partir da contemplação do Deus que imana e transcende todas as coisas, e para isso elaboramos uma série de atividades visando a formação do caráter a partir do auto-conhecimento, vivência comunitária, estudo, oração e atividades missionárias.

Queremos falar de um Deus da Vida. Um Ser que nos acolhe sem diferenciação, pois nos ama incondicionalmente e  que está sempre a  nos levar em direção ao próximo.

A questão é:

Como reconhecer esse amor?

Como saber se o amor que sentimos vem de Deus?

Como reconhecer seus atributos sem sair da realidade? 

Deus nos fala de diferentes formas, basta sabermos ouvir a sua voz, e esse ouvir acontece dentro de um processo de aproximação em sua direçãoS. Tomás escreve: “Quanto mais vou ao encontro de mim mesmo mais descubro em mim um outro que não sou eu, mas o fundamento do meu existir”.

Deus também está em mim, e o reconheço quando me descubro. Descobrimos nosso carisma, nossas vocações, tudo aquilo que essencialmente nos realiza. Esse caminho de auto conhecimento se dá em duas esferas: no confronto diário com o outro, e na observação constante do eu. Tendo sempre como base a busca da verdade.

Deus que se revela em nossas vidas e em nossas relações com as pessoas e com o mundo…

Percebendo que no estudo encontramos as respostas de nossos questionamentos e o suporte para as dificuldades diárias…

E que pela prática nos tornamos virtuosos!

Ir ao mundo para que possamos conhecer as diferentes realidades que nele subsistem. Observar a riqueza das diferentes culturas para nos potencializarmos e nos questionarmos sobre qual o papel que desempenhamos na sociedade e se essa é, de fato, a sociedade que queremos. Isso porque reconhecemos o amor de Deus em nossas vidas e já descobrimos que o amor a Ele se dá na relação com o próximo.

Não queremos ficar de braços cruzados…

… pois sabemos que juntos podemos  mudar a realidade, mesmo que de uma só pessoa!

Venha fazer parte desta aventura!

Paz e bem!
MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil

Anúncios

3 pensamentos sobre “Quem somos

  1. Caros membros da Juventude Dominicana no Brasil, possuimos em minha região uma Capela de São Domingos de Gusmão e gostaria de contactar vocês para trocarmos algumas ideias e experiencias. fico no aguardo. mauricio e-mail machib@bol.com.br

  2. Olá, Amigos! Gostaria de dizer que sou fã de vc. Adimiro vosso compromisso com a causa do Evangelho de N.S.J.C. Amigos, já a muito tempo busco encontrar um filme cujo nome é "DOMINIC". Já tentei encontrar em várias livraria Católicas e nimguém sabe me informar.Vocês podem me ajudar? Parece que é de autoria dos Dominicanos. Onde posso encontrar???Um forte abraço, Pedro Paulo – RJpeparone_rj@msn.com

  3. Fico mesmo muito contente por ver que existem bastantes mais Jovens Dominicanos espalhados pelo Mundo… Leonardo nunca duvidei que conseguirias com o apoio de toda essa gente… Continuem o bom trabalho… :DParabéns por tudo e muita força…Um Abraço fraterno em São Domingos,João PedroPortugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s