I° Encontro de Formação de Assessores MJD Brasil

No dia 1 de maio, sábado, tivemos um maravilhoso encontro com alguns dos assessores dos grupos do MJD Brasil. O objetivo era iniciar um processo de expansão do Movimento Juvenil Dominicano pelos Colégios Dominicanos das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e de Monteils.

Estiveram presentes do Paraná o professor Diego (Colégio do Rosário das irmãs de Monteils) e as professoras Cristina e Tayla (Colégio São Domingos de Gusmão de Faxinal).

Representando São Paulo estavam presentes a Ir. Jô (Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Sena e do colégio de mesmo nome) e Ir. Aparecida (Irmãs de Monteils) junto com o professor Messias (Colégio N.Sa. Do Rosário).

De Limeira veio o Flavião e a Ir. Ana Zélia (Colégio São José), e da longínqua e importante Porto Nacional (TO) veio a Ir. Danize, da congregação de Monteils, só que da província de Goiás. Além do Assessor Nacional, Frei Claudemir, também estivarem presentes o Representante e seu Vice representante Nacional, Léo e Victinho, a secretária Mari, os representantes do Conselho do MJD Brasil Laza e Diego, e os futuros membros dos grupos de São Paulo: Elaine, Bruna, Gabi, Núbia, Ricka e Mayara.

Iniciamos com uma oração utilizando do Salmo 62, a Poesia Mística 78 de Tagore e a Parábola do Semeador. Depois, divididos em grupos, estudamos os três pilares da Ordem Dominicana: Oração, Estudo e Vida Comunitária para a pregação. O representante do MJD no Brasil, Leonardo De Laquila (Léo) e o assessor Nacional do Movimento, Frei Claudemir, falaram sobre a fundação do Movimento, desde o Capítulo Geral dos Frades Pregadores até a formação do núcleo do Brasil, no ano passado.

Comemos uma feijuca, jogamos uma bolinha… (sai que é sua Messiaaaaasss!), e voltamos aos trabalhos. Discutimos o papel dos leigos junto ao povo de Deus através do documento do 1° Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo em vista que o MJD participa do laicato e assim, deve adotar uma pedagogia para que se formem leigos conscientes e atuantes.

Muitas dúvidas permaneceram… Muitas ainda virão… Mas guardemos a certeza que o início dessa caminhada dará – e já deu – muitos bons frutos!

Agora a próxima parada é Amparo! Lideranças jovens se preparem!

1° Encontro para Formação de Lideranças – MJD Brasil
21, 22 e 23 de maio de 2010

Nos encontraremos por lá!

Paz e bem!
MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil

Anúncios

Um pensamento sobre “I° Encontro de Formação de Assessores MJD Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s