Ecologia – #intervençãoMJD

No dia 22 de maio, o MJD de São Paulo realizou uma intervenção artística pelas ruas do bairro do Ipiranga. Caracterizados como palhaços, os jovens iniciaram a caminhada no Metrô Alto do Ipiranga e seguiram até o Parque da Independência. Durante o caminho os jovens recolheram lixos das ruas e interagiram artisticamente com as pessoas, trocando o lixo delas por botões de rosas.

A intervenção ocorreu como gesto concreto da campanha da fraternidade deste ano cujo tema é ecologia. Participaram da intervenção jovens dominicanos da Paróquia São Vicente de Paulo, do Colégio Santa Catarina de Sena e Paróquia Sagrada Família.

Parabéns e obrigado a todos que participaram! Veja alguns depoimentos do pessoal:

“A palhaçada foi séria neste dia. O tema, que parece tão específico – ecologia – também aborda algo que nos falta hoje em dia: gentileza. E não há nada mais oportuno do que falar em gentileza ao pensar em ecologia. Afinal, não foi por falta de gentileza com as florestas, rios, animais e o ser humano que chegamos aonde estamos? Em primeiro lugar precisamos ser gentis, pois só assim, conseguiremos mover o mundo, pois, ‘gentileza gera gentileza’, como dizia o profeta”. Osvaldo Meca

“Eu gostei muito de ter participado do evento, principalmente por se tratar de uma intervenção relacionada com ecologia. Afinal este é um assunto que está em voga a algum tempo na mídia, tanto que hoje foi noticiado que na cidade de São Paulo vão aprovar uma legislação para multar as pessoas que jogam lixo nas ruas. Sei da importância da conscientização como ferramenta essencial para reverter a problemática atual, mas muitas vezes os projetos não saem do papel, por falta de iniciativa, verba ou corum. E o que mais me chamou a atenção na nossa intervenção foi que houve iniciativa, uma forma de gesto concreto em resposta a campanha da fraternidade deste ano, a verba dispendida foi irrisória, gastos com rosas e maquiagem, e quanto à participação, grande parte do grupo acatou a idéia sem nem pestanejar. Se tornando uma iniciativa de simples realização mas com um forte significado, pois chamou a atenção das pessoas e deu um pequeno pontapé na consciência de quem nos viu. Foi o primeiro passo, mas acredito que é melhor dar um pequeno passo do que não fazer nada, pode ser que o lixo na avenida Nazaré continue sendo o mesmo, mas se pelo menos uma pessoa tiver revisto seu conceito e/ou pensado melhor sobre o problema do lixo em nossa cidade e tenha evitado de jogá-lo nas ruas, então já teremos alcançado nosso objetivo”. Paula Daniela.

Paz e bem!
MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s