Juventude Dominicana no mundo: ser o todo em tudo

Cada ser Humano é um presente Divino tratado e concebido com qualidades e defeitos que o levam, de forma singular, a ter sua própria forma de ser e agir. A esses aspectos, no meio laico, damos o nome de Carisma.

No Cristianismo, o termo Carisma, é usado para indicar um dos diversos dons espirituais ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo àqueles desejosos de servir a Deus. Ou seja: “são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n. 160). Estes geram diversas formas de atuação como instrumentos do próprio Deus (Espírito Santo) na Igreja para seus fiéis e para o mundo.

O Carisma, como Dom do Espírito Santo, leva o Homem a agir para além daquilo que é particular, alçando o Bem Comum para a finalidade de suas ações. Mas que tipo de agir é esse? É um agir enraizado na vida e na mensagem de Jesus Cristo, é viver de forma autêntica e consagrada para edificação do Reino de Deus.

Sabemos que somos limitados e o quão difícil, e por que não dizer utópico, é servir integrando as intenções profundas à ação cotidiana. Por isso que devemos constantemente, nos embates do dia a dia, educar as nossas vontades. O desejo de estar a serviço da construção do Reino de Deus já nos possibilita receber do Espírito esses Dons especiais – carismas.

O importante é perceber que não devemos buscar em nossas ações a Santidade Particular mas, acima de tudo, a construção do Reino de amor que é a pedra angular do Bem Comum. Para isso devemos lançar um novo olhar sobre as mesmas coisas. Um olhar iluminado pela fé que instruída pelos Dons do Espírito, saiba discernir “sobre as novas necessidades e as aspirações da existência cristã num mundo em mutação” (Chenu – O carisma de S. Domingos).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s