Semana São Domingos de Gusmão – Dia 2

São Domingos viveu em uma época de muita conturbação social e religiosa. Fazia tempo que a guerra contra o domínio mouro dominava toda a Espanha, luta que só veria seu fim em 1492, quando os muçulmanos foram definitivamente expulsos pelos Reis Católicos, Fernando e Isabel.

Naquele tempo de domínio Mouro, existia um local chamado desterro, destino onde prisioneiros de guerra passavam o resto de sua vida; salvo quando alguma pessoa comprava sua liberdade com uma grande quantia de dinheiro.

Certo dia, uma mulher apresentou-se a Domingos, suplicando-lhe, com lágrimas nos olhos, uma ajuda em dinheiro, para resgatar seu irmão, feito prisioneiro árabe no desterro. Naquele momento, Domingos, que era de família abastada, estava sem dinheiro, e não sabia como ajudá-la. Tomado pelo sentimento de compaixão, utiliza de todas as possibilidades para libertá-lo até que não tendo mais o que fazer colocou-se à venda para tentar resgatar o prisioneiro.

Só uma pessoa que ama é capaz de se solidarizar com o sentimento do outro. Domingos se sentia aterrorizado pela dor alheia, que não era pouca em sua época; e por isso largou todo o luxo de sua casa para lutar pelo bem comum.

Para refletir:

• Quais são os problemas sociais que estão a nossa volta? Sou capaz de me indignar com eles?
• Na nossa sala de aula existe compaixão pelas pessoas que tem dificuldade?

Para rezar:

Pai Nosso, e

Oração Cardeal Newman

Senhor Jesus, não fiques escondido dentro de mim
Olha pelos meus olhos
Ouve pelos meus ouvidos
Fala pelos meus lábios
Oferece-te através de minhas mãos
Caminha pelos meus pés
Que a minha pobre presença humana faça lembrar, mesmo que de longe, a tua divina presença

Um fraterno abraço,
MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil

Deixe um comentário

