Semana São Domingos de Gusmão – Dia 3

Hoje é o dia de São Domingos de Gusmão. Homem que direcionou sua vida à concretização no mundo da proposta do Evangelho de São Mateus: “Eu quero misericórdia e não sacrifício”. Para que isso acontecesse, Domingos criou a Ordem dos Pregadores, Ordem essa que vive a quase 800 anos sobre três pilares:

Oração, Estudo e Vida Comunitária com o intuito da pregação.

Esses pilares, dentro do carisma dominicano, se completam e por isso não podem ser vividos separadamente.

A Oração sem Estudo cega o Homem, tornando-o alienado, longe de Deus que antes de tudo é a Própria Verdade;
O Estudo sem Oração ou uma vida espiritualizada leva o Homem à arrogância, já que nós, humanos, tendenciamos a querer julgar o outro através de nossa razão, nosso ponto de vista, nos colocando no centro de tudo e assim nos tornando egocêntricos – EU sei, EU posso… não preciso de Deus e de ninguém!
A Vida Comunitária nos leva a sairmos de nossa zona de conforto o que nos ajuda a percebermos o quanto precisamos aprender (Estudo) e que o amor a Deus se dá na prática do amor ao próximo (Oração).

Nesse dia tentaremos vivenciar profundamente a VIDA DE COMUNIDADE. Fazemos parte da Família Dominicana e assim nos portemos como irmãos reconhecendo em cada um, alguém que nos ajuda a nos tornarmos melhores.

Para rezar:

Pai Nosso, e

Oração Cardeal Newman

Senhor Jesus, não fiques escondido dentro de mim
Olha pelos meus olhos
Ouve pelos meus ouvidos
Fala pelos meus lábios
Oferece-te através de minhas mãos
Caminha pelos meus pés
Que a minha pobre presença humana faça lembrar, mesmo que de longe, a tua divina presença

Um fraterno abraço,
MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil

Um pensamento sobre “Semana São Domingos de Gusmão – Dia 3

Deixe um comentário

