Solidariedade a Los Cacaos – Haiti

Nós do Movimento Juvenil Dominicano do Brasil recebemos esta carta da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil e somos solidários a comunidade haitiana Los Cacaos.

Jovens, amigos e parceiros do #MJDBR: Leiam e espalhem essa mensagem. As informações que explicam como ajudar estão no final do texto, vamos nos mobilizar.

 Aí vai a carta:  

Los Cacaos

 

“ONDE ESTÁ SEU TESOURO, AÍ ESTARÁ TAMBÉM O SEU CORAÇÃO”

 

Caras Irmãs e Caros Irmãos da Família Dominicana do Brasil,

O povo do Haiti continua vivendo muitos sofrimentos herdados inclusive do último terremoto. Nós temos Família Dominicana no Haiti. Por isso, convocamos cada um(a) de vocês a assumir com a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, a Campanha de Solidariedade à comunidade Los Cacaos/Haiti, com duração prevista até o Natal deste ano.

Reconhecendo que os haitianos vivem uma realidade limite entre a vida e a morte, em razão de uma histórica violação dos direitos humanos, foi formada, em 2010, uma comunidade intercongregacional que inclui irmãs e leigos/as da família dominicana para viver, trabalhar e lutar, solidariamente, com a comunidade de Los Cacaos.  Atualmente conta com três membros, sendo: a irmã Maria Marciano, brasileira, das Dominicanas de Monteils; a irmã Simone Pace, dominicana de Santa Catarina de Sena, e a Carmen, leiga dominicana do Peru, atuando nas áreas de saúde, de educação, construção de centros comunitários e de aquedutos para distribuição de água.

Entre as várias necessidades dos moradores dessa comunidade, está a construção de um centro comunitário que será utilizado como salão de reuniões e escola. Além disso, com os recursos arrecadados também será contratado um professor local para a educação das crianças da comunidade.

los cacaos

Image 

Para apoiar o Projeto-Missão, em Los Cacaos, vocês são convidados/as:

1. a unir seus corações à comunidade de Los Cacaos. A comunhão que brota do coração é a que nos mantêm vivos para continuar na construção da Justiça e da Paz.

2. a criar, com seus irmãos, irmãs e amigos(as) seja nas comunidades, colégios, paróquias e obras sociais, um Grupo de Solidariedade à Comunidade de Los Cacaos, a fim de arrecadar recursos financeiros para apoiar a construção de um centro comunitário e a contratação de um(a) educador(a).

3. depositar o valor arrecadado na Caixa Econômica Federal, Agência 1340, Operação 003, Conta corrente: 00001549-7, em nome de Instituto AM Los Cacaos.                    

Esta Campanha é um convite e um desafio para ser respondido comunitariamente em defesa da vida. Com o pouco que temos, somos chamados(as) a apoiar generosamente a comunidade de Los Cacaos em nome da fidelidade à Jesus, que veio “para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo. 10, 10).

los cacaos

– – – – –

los cacaos

Sugestões da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil:

Em apoio ao desenvolvimento desta Campanha, apresentamos sugestões anexas a esta carta.

Que o Grupo de Solidariedade de maneira bem criativa e dinâmica;

1 – divulgue, imediatamente, essa Campanha no site, no boletim impresso e nas reuniões ordinárias de seu Colégio, obra social ou Paróquia.

2 – escolha – estrategicamente – um dia da semana (para os Colégios) e um final de semana (para as Paróquias) para divulgar/motivar, de maneira bem comunicativa essa Campanha, usando cartazes, fotos em data show, distribuir envelopes com carimbo da Campanha, marcando o prazo para ser devolvido, etc.

3 – motive as crianças, adolescentes e jovens dos Colégios, da Catequese e dos Grupos de Jovens a fazerem desenho, escrever bilhetes/mensagens expressando o carinho e a solidariedade do Brasil para com as mesmas gerações do Haiti. O mesmo pode ser feito com casais (dos Colégios e das Paróquias) para com os casais haitianos.

Flávio Alves Barbosa

Coordenador da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s