Encontro Regional Norte: Primavera chamada MJD

Por Giovanna Araújo

A expectativa para o encontro regional foi grande, pois há tempos estávamos nos preparando para isso. Por sermos o último grupo a realizar o encontro, ficávamos ansiosos a cada foto ‘’postada’’ dos encontros das demais regiões.

”Galinhada do Presida” – realizada pelos jovens e amigos do MJD-Porto para arrecadar fundos e contribuir com os gastos da viagem dos integrantes da coordenação nacional.

”Galinhada do Presida”

Ao estudarmos o texto introdutório proposto pelo nosso coordenador nacional, Léo De Laquila, ficamos incomodados com essa pergunta que havia no texto: “Ser Cristão não seria mais uma forma de diluir o meu eu em outra espécie de massa?”, recordo-me bem da reação de cada um que estava ali á mesa, tivemos opiniões parecidas, mas nenhuma igual. Foi o início da nossa compreensão sobre identidade.

A semana do Encontro foi aquele alvoroço de ansiedade, e é chegado o grande dia, dia em que crescemos em conhecimento e abrimos nossas mentes para enfim respondermos aquelas perguntas que as pessoas fazem normalmente para nós, tais como: “quem é você? O que faz? Por que está aqui?” Que estão bem expressas na poesia e comentários de nossos novos membros do MJD-Porto Nacional, Yves Michel e Thamires Ramalho:

CADE VOCÊ?

Ei, Você!

Você mesmo!

Tá me vendo?

Olha aqui!

Por Favor, olhe pra você.

 

Ei, Você!

Todos os dias, cadê você?

Presta atenção, tá me ouvindo?

Escute aqui!

Por favor, escute você.

 

Ei, Você!

Todos os dias! Cadê você?

Onde está, te procuro?

Sinta essa essência!

Por favor, experimente você.

 

Ei , Você!

Todos os dias! Cadê você?

Por onde andas?

Delicie isso!

Por favor, saboreie você.

 

Ei, Você!

Todos os dias! Cadê você?

Ainda te procuro;

Percebi que você também te procuras!

Pare! Veja, escute, sinta e saboreie.

Ei, Você!

Todos os dias;

você está dentro de você!

(Poema de Yves Michel Beckman)

 “A avaliação do Encontro Regional Norte do MJD-BR foi extremamente positiva por conta das formas que o Tema ‘’Identidade’’ foi abordado e, ao mesmo tempo, do trabalho de exposição do carisma dominicano. Momentos de reflexão, espiritualidade e estudo; momentos que devolvem a liberdade a nós jovens e nos ensina a degustar a verdadeira liberdade. Outro ponto importante foi a partilha de experiências entre os conferencistas e os jovens: o tempo todo em comunhão. Para concluir, a minha simpatia pelo Movimento Juvenil Dominicano se consolidou, e esse encontro foi fundamental para que isso acontecesse.” (Yves Michel Beckman, 22 anos, estudante de Direito) 

 Image

Image

 Image

‘’No dia 04/05 eu tive uma das melhores experiências da minha vida. Não há nada mais mágico do que sentir a delícia de ser efetivamente quem você é, sem máscaras, sem medo. Conhecer o real sentido de identidade e refletir sobre o texto de Drummond, fez com que em minha cabeça surgissem inúmeras indagações, tais como: “Será que eu estou sendo coisificada?”, “Será que esta mídia alienadora, também está me corrompendo?”, “Venho negando a minha identidade para satisfazer outras pessoas?”. Em minha oração pessoal, veio-me a afirmação do que eu já sentia necessidade: tornar-me membra do MJD, ter comigo as virtudes de uma jovem dominicana, assumir a minha real identidade. Eis me aqui, mais uma flor nesta imensa primavera chamada MJD. Meus amigos, já dizia Che Guevara: “Os poderosos podem destruir uma, duas, até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera”. (Thamires Ramalho, 16 anos, estudante do Colégio Sagrado Coração de Jesus)

E pra finalizar uma reflexão minha sobre o encontro: O comodismo já não faz parte de mim, as perguntas quem sou, quem é você, já são respondidas claramente por mim mesma, não preciso de rótulos, muito menos de textos para me espelhar, hoje eu própria o crio, e redijo a partir deste partes de mim, que me completam e que nas entrelinhas vão dizendo o que sou e o que faço. Identidade, eu tenho a minha, e recomendo que construa a sua! (Giovanna Araújo, 16 anos, coordenadora do MJD-Porto)

IMG_4664

Leonardo De Laquila (Coordenador Nacional do MJD-BR), Danize Mata (Assessora da Região Norte do MJD-BR) e Fr. Claudemir Rodrigues (Assessor Nacional do MJD-BR).

IMG_4654

Image

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s