Caminhada Orante 2013: Prepare-se!

Por Rodrigo Sobrinho* 

#mjdbr

Olá, meus Bons!

Estamos na reta final dos preparativos para nossa Caminhada Orante, são quase 3 semanas e ainda há tempo pra todos os interessados se prepararem fisicamente para essa atividade.

Como costumamos dizer em um pré-retiro: “no momento em que começamos a mentalizá-lo, pensá-lo, já estamos em retiro”, o mesmo acontece com a Caminhada. Desde já, adotemos uma postura física correta, então, você que está lendo este texto, SENTE-SE direito! 🙂

Se você não está acostumado a fazer caminhadas, atente-se às dicas que vamos passar.

Antes de iniciar qualquer caminhada é importante se alongar por cerca de 5 minutos. Veja a seguir alguns exercícios de alongamento importantes para uma atividade física como a caminhada.

 #mjdbr

Image

#mjdbr 

É importante que cada alongamento seja feito com uma duração média de 20 segundos e por duas vezes, antes e depois de cada caminhada para que sejam evitadas lesões anteriores e posteriores à nossa atividade.

Já que é a nossa reta final, levaremos em conta essas 3 últimas semanas restantes e dividiremos nossa preparação em 4 blocos:

1º Bloco: De 09 – 12 de maio

Nessa etapa inicial é importante estipular um tempo de adaptação para que seu corpo se acostume à atividade. Faça uma caminhada leve de 15 a 30 minutos. Lugares planos são os mais indicados para iniciarmos a caminhada e também para manter a constância da atividade.

A distância neste momento não é tão importante. Apenas fique atento ao ritmo, tanto cardíaco quanto ao de caminhada. Priorize, se possível, praças, parques ou lugares de pouca atividade automotiva.

2º Bloco: De 13 – 19 de maio

Como já adotamos um ritmo, mesmo que pequeno, a ordem agora é acelerar um pouco!

A partir daqui adotaremos um ritmo mais forte e constante. De 30 a 40 minutos. Por enquanto não iremos freqüentar terrenos acidentados e/ou variados. Mantenha-se num terreno plano.

3º Bloco: De 20 – 26 de maio

É, agora a coisa ficou séria! Rs.

Uma boa caminhada de até 1 hora de duração com variação de terrenos (subidas, descidas, curvas, retas, cuidado com buracos..), lembrando que o limite de cada um deve ser respeitado, pois, priorizamos o Bem Estar e a Qualidade de Vida.

Atenção à constância e intensidade. Fique de olho para evitar desgaste e lesões Pré-Caminhada Orante.

4º Bloco: De 27 – 29 de maio

Volte ao ritmo de atividades do 1º Bloco. Aprecie sua caminhada, reflita sobre o motivo de ir à sua peregrinação. Não se esqueça de suas orações diárias.

Durante o seu treino é importante sempre se hidratar. Priorize a boa e velha água.  NUNCA esqueça de se hidratar durante os exercícios, é imprescindível para nossa termorregulação , ou seja, regulação da temperatura corporal, então, providenciem um recipiente que ajude nessa reposição. Nosso corpo funciona como “motor de carro”, aqueceu demais, a freqüência cardíaca sobe (alarme!) e ocorre a fadiga precocemente. Uma boa pedida é 100 a 200 ml a cada 10/15 minutos de exercício. Limite: 1litro/hora. Ao fim de seu treino procure também repor as energias com hidrotônicos, se preferir.

A alimentação é importantíssima antes, durante e depois da atividade. Tenha sempre frutas ou barrinhas de cereais à mão.

É importante que você faça a preparação e a caminhada com um calçado confortável. Não se preocupe em comprar um calçado novo, pode utilizar o tênis que você já está acostumado a usar desde que ele seja macio. Não muito baixo e não tão velho assim, pois o amortecimento desse calçado será importante para nossa caminhada. Caso necessário, adquira o calçado o quanto antes e já se prepare com ele para a Caminhada.

A caminhada é um exercício físico muito importante, pois ajuda a regular o bom funcionamento do nosso sistema respiratório e cardíaco. Convide seus familiares e amigos para participarem dessa sua preparação mesmo que não tenham objetivo de participar da Caminhada Orante. Assim, pegando o gosto pela atividade, quem sabe no ano que vem elas possam acompanhar você nesse grande momento!

É isso minha gente! Até a caminhada e bom treino pra todos!

Dúvidas: sobrinho_ro@hotmail.com

#mjdbr

Image

#mjdbr 

— — — —

Inscrições:

Para realizar sua inscrição e garantir sua vaga é necessário:

-Preencher o formulário on-line: http://migre.me/ez7Eg
-Depositar parte do valor da inscrição (150,00) na conta indicada no cartaz.
-Enviar o comprovante de depósito para o e-mail mjddobrasil@gmail.com. (enviar digitalizado – scanneado ou fotografado, possibilitando leitura). 

— — — —

*Rodrigo Sobrinho é estudante de Educação Física e integrante do MJD-BR.

#mjdbr

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s