Parabéns Irmã Cleonice!

Por Leonardo De Laquila e Leonardo Akira de Bogotá, Colombia.*

Estamos em um período de capítulos na Ordem dos Pregadores. Assim como está acontecendo aqui em Bogotá – cidade que está promovendo, entre os dias 7 e 15 de julho, o encontro mundial da juventude dominicana (IDYM) -, outros ramos da família dominicana estão neste mesmo momento de Pentecostes.

Hoje recebemos a boa notícia da eleição da Irmã Cleonice como Madre Geral das Irmãs Dominicanas de Monteils, em substituição a também querida amiga Irmã Valéria. Agredecemos a Irmã Valéria por todo apoio dado ao Movimento durante o período de sua coordenação e desejamos graças abundantes para essa nova missão da Irmã Cleonice.

Agora é a vez das Irmãs de Santa Catarina de Sena, que estão em Amparo – SP, para realizar o seu próximo capítulo, com presidencia da Madre Geral Rita Maria do Nascimento Lourenço Nicolau. Como familia dominicana, nós do MJD-BR, permanecemos unidos às Irmãs neste momento tão importante para a provincia brasileira de Santa Cruz.

Image

Jovens dominicanos em Retiro pregado por Irmã Cleonice | Agosto de 2012

Mas, por quê capítulo?

Porque no início de cada reunião se lia um capitulo da Regra Monástica que regulava a vida religiosa. O Cardeal Pirónio traz algumas informações para que possamos entender um pouco melhor o que é o capítulo:

“O Capítulo é um acontecimento salvífico – momento particular da presença do Senhor e da efusão do seu Espírito”.

Para que seja um acontecimento salvífico têm de estar presentes o Espírito Santo, a Palavra e a Conversão.

1. O Espírito Santo é que nos há-de conduzir. O Capítulo não é tarefa de pessoas sábias e inteligentes, mas de pessoas simples, capazes de se deixar animar pelo Espírito.

2. A Palavra: Os momentos fortes de um Capítulo são os tempos de oração, de meditação pessoal e comunitária da Palavra. Esta é que nos transformará. Só assim poderemos tratar com qualidade o tema escolhido.

3. A Conversão: um Capítulo mede-se não pela beleza dos seus documentos, mas sim pela capacidade de transformar e unir todas as Irmãs.

O Capítulo é um acontecimento familiar – diz respeito a todas as Irmãs, presentes e ausentes. Tem de decorrer num clima de simplicidade, de oração e de grande caridade fraterna.

O Capítulo é tempo de Graça, é apelo à Renovação, é uma página de esperança. O Capítulo exige uma sincera atitude de Conversão e uma busca sincera dos caminhos do Senhor. Tudo isto implica uma serena e profunda revisão de vida, para nos lançarmos na busca da Vontade de Deus, nos caminhos da santidade. Requer atitude de pobreza, de oração e de caridade fraterna.

A 1ª condição de uma capitular é que seja pobre, isto é, ouvinte de Deus e pessoa de diálogo. Só assim se pode abrir ao Espírito da Verdade, na oração e na escuta.

Uma capitular tem de manifestar, com simplicidade e humildade, a sua opinião e acolher a das outras, numa atitude de respeito. Uma capitular tem de ser um instrumento de Paz, uma construtora de pontes, para poder chegar, com afeto, solicitude e caridade fraterna a todas, mesmo as que pensam diferente.

O capítulo é um espaço de avaliação e de balanço das atividades que foram ou não exercidas durante o período do último capítulo. É no capítulo que se trata as linhas de ações para os próximos anos e se faz a escolha, por meio de eleição, de uma nova provincial, no caso das irmãs, de um novo provincial, para os frades, e do próximo coordenador nacional, para nós do Movimento Juvenil Dominicano.

Desde já devemos nos preparar para o nosso capítulo que será realizado em dezembro deste ano, necessitamos estar prontos para este momento de fundamental importância para o nosso grupo.

mjdbr

*Leonardo De Laquila, coordenador nacional do MJD Brasil, e Leonardo Akira, coordenador do grupo da Paróquia Santo Antônio do MJD Curitiba, estão em Bogotá, Colombia, representando o Brasil no Encontro Mundial da Juventude Dominicana. Assista a transmissão ao vivo: www.livestream.com/escenario
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s