Jovens Dominicanos vivendo a Semana Missionária da JMJ Rio 2013

Por Osvaldo Meca*

Olá amigos! Hola Hermanos! Hi dear friends!

Estes são alguns dos sons comuns no cotidiano desta semana pelo Brasil.

Jovens católicos do mundo inteiro, antes de se encontrarem com o Papa Francisco no Rio de Janeiro, estão dando uma ‘’esticadinha’’ por diversas cidades brasileiras para participar das atividades da Semana Missionária, evento mundial que antecede a Jornada Mundial da Juventude.

A Semana Missionária, também conhecida como Pré-Jornada, teve inicio no dia 16 de julho, com a chegada dos peregrinos ao Brasil, e se encerrará no dia 22 de julho, data que antecede a abertura oficial da Jornada Mundial na capital carioca, no dia 23.

A Semana Missionária proporciona aos peregrinos a oportunidade de conhecerem a realidade do país, seu povo, seus sabores, seus sons, sua língua, além de ser um espaço bastante interessante para a troca de experiências, vivência da religião cristã como uma grande família e de percepção das diferenças que não nos separam, mas, pelo contrário, nos enriquecem.

Image

Logotipo elaborado pelo MJD Brasil para marcar a participação e adesão dominicana a Jornada Mundial da Juventude.

Integrantes do Movimento Juvenil Dominicano do Brasil estão participando da Semana Missionária como ‘’Famílias Acolhedoras’’, recebendo jovens peregrinos que vieram dos quatro cantos do planeta buscando esta experiência de fé. Em São Paulo, foram recebidos jovens mexicanos e bolivianos que integram a Juventude Josefina Marelliana. Alguns deles estão nas casas dos jovens dominicanos, e outros estão em casas de famílias da Paróquia Santuário São Vicente de Paulo.

Image

Peregrinos visitam o Pateo do Collegio, patrimônio histórico do paulistano.

Em Porto Nacional, Tocantins, jovens dominicanos franceses invadiram o pedaço. Giovanna Araújo, integrante do MJD de Porto Nacional, compartilha uma fala de um jovem francês sobre o Brasil: “Aqui é um lugar de clima único, e de pessoas únicas também”.

Image

Jovens dominicanos tocantinenses e peregrinos franceses

Em Curitiba, Paraná, a Pré-Jornada está acontecendo com hermanos da Venezuela. Estão previstas muitas atividades e esperamos que não sintam muito frio!

Se nos últimos dias, no Brasil, vimos uma ocupação das ruas pela população lutando pela diminuição do preço da passagem, por melhores condições de vida e até mesmo desafiando a ordem imposta pela Copa das Confederações, nesta semana vemos um tipo diferente de ocupação das ruas.

Claro, são por motivos diferentes e, sim, há uma outra proposta, mas não deixa de ser uma ocupação feita por jovens. E é também um tipo necessário de ocupação, afinal, são jovens dispostos a concederem seus sorrisos, seus abraços, atentos para escutarem os pobres em suas visitas missionárias, refletindo a preocupação dos peregrinos em vivenciarem uma realidade que, infelizmente, é a de muitas faltas, principalmente se tratando de políticas públicas e de um Estado que esteja realmente preocupado com os direitos humanos.

Enfim, a Semana Missionária, se elaborada com criatividade, carinho e com uma proposta, de fato, construtiva, torna-se um espaço acolhedor de ideias e projetos, de vivência e de oração, de entrega de vida. E nada melhor que estes elementos para a formação da juventude. 

Image

mjdbr

* Osvaldo Meca é integrante do MJD-SP e está acolhendo a peregrina mexicana e, já amiga, Marcela Astrid.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s