Catecismo Jovem, Youcat e JMJ

Por Cesar Henrique, Geovana Brito, Gabriel Lanzillotta e Victor Alarcon.

Em meados de maio, quando a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro se aproximava, recebemos um punhado de livrinhos amarelos que logo descobrimos se tratarem do Youcat. A Igreja disponibilizou esses livros para que, na época, os jovens se preparassem para a JMJ. Enxergamos nesses livros uma oportunidade de conhecer respostas que a Igreja dá para perguntas como: “Em que cremos?”, “Como celebramos os mistérios cristãos?”, “Como devemos orar?”, sobre o quê um cristão acredita. Como Dominicanos, logo tivemos a ideia de estudar esse documento em grupo. Desde então esse grupo se reuniu quinzenalmente aos sábados na Paróquia Santuário São Vicente de Paulo.

JMJ_RIO_2013

Após o Concílio Vaticano II, vários aspectos da igreja foram “atualizados”, gerando diversas dúvidas. Em 1992, o Papa João Paulo II entregou a todos os fiéis do mundo o Catecismo da Igreja Católica. Anos mais tarde, Bento XVI apresentou o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que espelha fielmente na estrutura, na linguagem e nos conteúdos o Catecismo da Igreja. Desde então surgiu a necessidade de adequar a linguagem para que os jovens também se interessassem pelos documentos. O Youcat é uma adaptação para os jovens de hoje poderem estudar o Catecismo da Igreja Católica.

Youcat_Livro_Amarelo

YOUCAT é a abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem). Ele tem a mesma estrutura do Catecismo da Igreja Católica e é composto por 527 perguntas simples, com respostas que exprimem a fé da Igreja Católica. O livro existe não somente para preparar os jovens para a Jornada Mundial da Juventude, mas também para auxiliar todos que buscam viver verdadeiramente como Cristãos. Nele é explicado e esclarecido diversas características desde antes do nascimento da Igreja até os dias de hoje. Um instrumento muito útil e de fácil utilização destinado aos jovens.

Por ser pensado justamente para jovens, o Catecismo teve como diferencial um projeto gráfico com muitas imagens e textos complementares, além da linguagem acessível. Traduzido em dez línguas diferentes (alemão, inglês, francês, espanhol, polaco, italiano, português, holandês/flamengo, checo e eslovaco), é o Catecismo oficial das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Youcat foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião, com o auxílio do cardeal Christoph Schönborn, devido ao desejo do Papa João Paulo II de reunir bispos de todo o mundo para escrever um verdadeiro, e não apenas uma composição de diversos textos.

Um livro que mostrasse aquilo em que a Igreja Católica hoje crê e como se pode crer. Para isso confiou ao Papa Bento XVI a tarefa de coordenar o trabalho dos bispos e fazer com que o tal livro surgisse, com o título antiquado de Catecismo da Igreja Católica, mas que fosse completamente novo e excitante.

Nossa história com o Youcat

Youcat_Catecismo_Jovem

O estudo é um dos três elementos que fazem com que nossa pregação seja de melhor qualidade. Após recebermos o sacramento do Crisma e passarmos a acompanhar os encontros da nova turma de crismandos da nossa paróquia – a São Vicente de Paulo -, sentimos a necessidade de conhecer mais profundamente o que a Igreja fala sobre o que é ser Cristão.

Percebemos que estudar o Youcat é uma necessidade que temos, pois ele é compreensível e de fácil consulta, que podemos usá-lo para esclarecer nossas dúvidas e transmitir com mais clareza as mensagens que estão contidas neste livro sobre fé, amor e tudo que a doutrina cristã prega.

Precisamos aprender cada vez mais sobre o catecismo da nossa igreja e nos mantermos informados sobre questões de tema religioso, sobre a posição da igreja quanto a elas. Mas também precisamos sempre “renovar a fonte de onde bebemos”. Precisamos de um lugar onde possamos tirar ensinamentos, dúvidas, esclarecimentos… enfim, precisamos de algo para renovar o sentido de nossa vida.

A proposta do Youcat parece ser uma ótima opção para fazermos isso. Mas muitas vezes é difícil enxergarmos sozinhos todos os esclarecimentos possíveis, e daí surge a necessidade de fazermos um grupo de estudos. Em grupo não só estudamos, mas também partilhamos da experiência do estudo, além de exercitarmos a vida fraterna, outro ponto que sustenta a pregação dominicana.

Youcat_Ilustração

Alguns dos participantes nos falaram sobre essa experiência de estudo em grupo:

Estou lendo o Youcat, comecei a conseguir entender mais a Igreja e cada vez mais me interessar. Sozinho seria muito chato, mas em grupo é mais dinâmico. Estou gostando e é muito bom.” – Por Erick Vinícius Borges

“Eu estou achando muito legal estudarmos o Youcat, pois é uma maneira de vermos de outro jeito alguns pontos que a igreja discute e também uma maneira de nos aprofundarmos em assuntos que nos são passados no Crisma.” – Por Marcelo Rossi Locateli

“O Youcat está nos proporcionando encontros de formação muito importantes para o conhecimento de nós, jovens cristãos, sobre a complexa história do nosso cristianismo. Sabemos que esse estudo não é o suficiente para nos tornarmos sábios, entretanto seguimos no caminho de aprofundamento desse saber.” – Por Mayara Lopes

E esse é só o começo. Nossa Igreja é muito rica e bela, o Youcat é só o começo de uma prática que deve ser sempre presente na vida de um dominicano, jovem ou não: o estudo.

Youcat_Boneco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s