Caminhada Orante 2013 – Natividade a Romaria do Bonfim

Vem aí mais uma Caminha Orante do Movimento Juvenil Dominicano do Brasil!

A turma do MJD-Porto está se preparando para realizar a sua 3ª Caminhada Orante, que será, também, a 2ª Caminhada Orante promovida pelo #MJDBR este ano.

Sendo uma das atividades oficiais do calendário nacional do movimento dominicano, a Caminhada Orante propicia aos jovens participantes momentos de vida fraterna, reflexão, superação e, principalmente, de diálogo com Deus.

Este ano o grupo sairá de Natividade (TO) por volta das 17h do dia 31/08 e, após o necessário alongamento, partirá para o trajeto de 23 km de pernadas até a cidade de Romaria do Bomfim (TO), com chegada prevista para as 22h.

O merecido descanso vai acontecer na Paróquia Senhor do Bonfim, onde o grupo de jovens se alojará na noite do dia 31. No dia seguinte, após celebrarem a missa com a comunidade, os jovens aproveitarão as águas do Rio Manoel Alves para um momento ’’relax’’ antes de retornarem a Porto Nacional.

Desejamos aos jovens peregrinos uma rica experiência! Depois contaremos as novidades aqui em nosso Blog.

Image

Anúncios

Um pensamento sobre “Caminhada Orante 2013 – Natividade a Romaria do Bonfim

  1. Olá amigos! Primeiramente, foi a mais sofrida de todas as outras caminhadas que já fiz. No percurso que fizemos de van ate Natividade, fizemos nossas orações, cantamos as músicas do MJD, e então, eu pude deixar claro a todos, que quem tivesse indo caminhar sem um propósito, que naquele momento procurasse um, para que o caminhar não fosse simplesmente um caminhar, mas que houvesse um fundamento, um “contemplar” daquilo que víamos e/ou ouvíamos.
    Todos fixaram isso muito bem, pois os resultados foram dos melhores (falarei sobre eles no final).
    Saímos felizes e contentes, eram 16:40 o sol tava de fritar ovo no asfalto, o calor tava intenso. Em menos de 20 minutos sequei duas garrafinhas de água. Segui o percurso ao lado de Laianne Juliati, Thamires Ramalho e Yves Michel, eramos uns dos últimos, e pouco a pouco fomos passando por um ou outro ate ser o terceiro grupo que seguia. O sol estava sumindo, e então percebemos uma nuvem em formato de coração, com sua ponta acima dos raios de luz, tava um espetáculo, o grupo da Luana viu nessa mesma nuvem um anjo, o grupo da Aline viu um pato kkk, tiramos fotos, e enviaremos a vocês, e ai quero que partilhem o que vocês veem nessa nuvem.
    O contemplar foi maravilhoso durante a tarde, o Yves encontrou jatobá, que segundo ele não via desde 1900 e bolinhas, e então catou vários desses para que fossem guardados de lembrança de sua primeira caminhada orante!
    Fizemos a nossa primeira parada, e reabastecemos nossas garrafinhas no carro do tio Rainel (pai da Fleury), que ia nos acompanhando durante o percurso, pegamos umas “rapadurinhas” pra ficar forte, e então fizemos a primeira parte do nosso vídeo, que será enviado a vocês!
    Caminhamos mais um tantão, e chegamos ao precioso riacho. Logo, nós pensamos em dar um mergulho naquilo, a água tava uma delicia, tava nos convidando a dar um pulinho, e de roupa e tudo nos refrescamos, enquanto esperávamos os demais para que dessemos inicio ao nosso terço.
    Com a chegada de todos, partimos, e iniciamos nosso terço, esse foi um momento de muita unidade e comunhão, permanecemos juntinhos, ate que este fosse concluído. Após a reza, eu sugeri 30 minutos de silêncio constante, e os questionei o por que de estarem fazendo a caminhada, por que estavam ali naquele momento, e pedi para que respondessem para si próprios. Muitos tiveram extremas dificuldades, porque realmente o silêncio incomoda, mas foi uma experiência interessante!
    Depois disso, Yves e Thamires arranharam umas músicas que nos motivou a caminhar mais, e enquanto isso, sabendo que tinha amigos para trás, deixávamos palavras escritas na terra como: força, fé, foco, missão, entre outras!
    Foi muito sofrido porque parece que o percurso tinha aumentado, após a placa de 5 km geralmente nós víamos as luzes do Senhor do Bonfim, e ate então não tínhamos visto, aquilo nos assustou, o cansaço me tomava de conta, mas eu ficava calada pra não desanimar os demais. Teve uma hora que deu uma vontade louca de chorar, mas eu sorria muito alto, dava gargalhadas, que nem eu entendia. E após alguns longos minutos, ouvimos o primeiro sino, que era o sinal de que alguém já havia chegado, logo, pensamos: estamos por perto! Creio eu que caminhamos mais umas grandes milhas após esse sino kkkk, mas enfim chegamos, ouvimos o sino, e gritávamos alto: MJD, nossa luta é pra valer! E ainda assim tomados pelo cansaço, subimos uma escada para ficar aos pés do Nosso Senhor do Bonfim!
    Sentamos e esperamos os demais, e depois de uns 15 minutinhos, chega um grupo abraçado, cantando: Amigos, pra sempre, para sempre amigos sim se Deus quiser ♪♫ Eram aqueles que faltavam, todos os aplaudiram, a Fleury tava chorando de alegria, foi contagiante esse momento!
    Seguimos para o banho, e depois, duas pequenas montanhas de macarrão, que foi feito com muito carinho pela dona Vera (mãe da Lu), dona Veronice (mãe do Biscoito e da Raylla), dona Raimunda (mãe do Jeferson) e dona Josefa (amiga do grupo).
    Nessa mesma noite cantamos uns pagodes na rua, e ajudamos a organizar as bagagens de uns outro grupo de peregrinos que estavam chegando, isso já eram 00:00, recebemos ainda a feliz notícia de que a missa não seria mais as 7h e sim as 9h.
    Amanheceu o dia, ensaiamos cânticos, dividimos leituras entres os outros peregrinos presentes, e a missa foi uma mistura louca e mega legal de grupos, eu fui comentarista, o Gabriel Oliveira teve a oportunidade de cantar pela primeira vez em público, e por ai foi.
    Após a missa fizemos nosso momento de partilha, foi uma choradeira sem fim, não teve quem não chorasse com os depoimentos da galera, esse ano tivemos a presença da família toda da Fleury, e o que eles fixaram sobre a família foi muito profundo, disseram que estavam desunidos e que a caminhada os aproximou, a Fleury vai explicar isso melhor no que ela for escrever para o blog. Depois de uma lavada de palavras misturadas e emocionantes sobre a família, veio uma facada com o depoimento do novo integrante do grupo, Rafael Pacheco, que a 8 anos faz esse mesmo percurso com um único propósito: fazer com que seu pai, deixasse o vicio de alcoolismo. Infelizmente a palavra foi “deixasse”, porque no ano passado no mês de outubro, o pai do Rafa morreu, e ele nos disse que depois da morte do pai dele, nada mais fazia sentido, ele ficou perdido e a vontade de fazer a romaria, tinha sumido. E como nada na vida de Deus é em vão, na última quinta eu e a Thamires fazíamos caminhada e o encontramos por lá, então a Thata o convidou para ir conosco, e depois de um dia, ele liga aceitando a proposta. Pensa o quanto ficamos felizes ao saber que cativamos e motivamos o Rafa a se reerguer, fazendo esse caminho novamente, com um outro propósito de vida.
    E depois de um arromba de chororó, fizemos nossa votação, e olha só o resultado disso:
    Comunicação: Thamires Ramalho
    Finanças: Salomão Castro (Presida) Giovanna Fleury (Vice)
    Formação: Giovanna Araújo (Presida) Thaynara Norberto (Vice)
    Missão/Caridade: Yves Michel
    Depois da votação tivemos um almoço da hora, arroz sirigado e salada, após, seguimos ao nosso banho no rio Manoel Alves e foi só maravilha, partimos as 16:30 na maior ousadia, cantamos músicas na van, fizemos entrevistas, acolhemos novos membros, foi de arromba essa caminhada! Chegamos as 19h, e estamos loucos para o próximo encontro, para ver as fotos, e nos reencontrarmos novamente. Nosso objetivo foi alcançado, a UNIDADE, está, e sempre esteve no ar!

    P.S: Breve depoimentos da galera no blog, organizado pela nossa nova representante de comunicação Thata. Fotos quentes e da hora! Aguardem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s