Voluntariado Nacional 2013 #MJDBR

Olá a todos. Como vão?

Como já é de costume em nosso calendário, no mês de outubro realizamos o Voluntariado Nacional. O intuito dessa atividade é que cada grupo local realize uma atividade comunitária que, ainda que pequena, tenha um tom profético, busque o próximo e inclua o jovem na prática missionária.


Neste ano, temos uma programação bastante ampla e concreta, com a participação dos grupos de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Nacional (TO) Confira:

MJD – São Paulo: 

O que: Invenção e Contação de histórias com crianças carentes e auxílio na construção da casa de Lindomar – Projeto Construindo Dignidade.

Onde:
Espaço Família Dominicana, na Favela do Boqueirão, Jd. da Saúde.

Quando:
13 de outubro, das 10 às 13h20.

No dia 13 de outubro,  das 10h às 13h20, no Espaço Família Dominicana (na comunidade Nossa Senhora Aparecida –  favela do Boqueirão), o grupo irá construir junto com as crianças da região uma manhã de leitura, pois, no dia 12 de outubro, além de ser dia das crianças, é também o Dia Nacional da Leitura. Nossa proposta é incentivar nelas o interesse e o gosto pelos livros, então vamos fazer rodas de leitura, invenção e contação de histórias e, ao final, doação de gibis, para eles começarem a ter intimidade com a leitura, incentivar amigos e familiares e não só aprender, como também trabalhar o sonho e a imaginação. Além disso, um outro grupo irá fazer uma visita à casa de Lindomar, um morador da comunidade que topou fazer parte conosco do projeto “Construindo Dignidade”, que é a construção e reforma de casa. Os jovens vão colocar a mão da massa e conversar com Lindomar sobre o sonho da casa, a falta de habitação digna em São Paulo etc.

Contatos:

Mariana Bongiorno | mariana_bongiorno@yahoo.com.br | Facebook

Giovana Ruiz | giovanaruiz26@gmail.com | Facebook

MJD – Curitiba: 

O que: Tarde de convivência com crianças carentes e doação de sangue.

Onde: Paróquia Santo Antônio e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Quando: 19 de outubro, a partir das 10h30.

Serão duas atividades: no dia 19 de outubro, às 10h30, os integrantes do grupo se encontrarão na Paróquia Santo Antônio, para doar sangue no Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). A ideia foi trazida pelo membro do grupo Rafael Arraes e acolhida de bom grado por todos. Aqueles que podem doar são bem-vindos, pois ajudaremos aqueles que precisam.

Também no dia 19, às 14h, na Paróquia, teremos uma tarde com as crianças da Associação de Moradores do bairro Uberaba. Esta ação será realizada em conjunto com outro grupo de jovens da paróquia, o grupo Ação Resgate (que já desenvolve uma atividade com as crianças desta associação). Para esta ação, nos motivou o fato de estarmos juntos com outro movimento da paróquia e podermos fazer um dia das crianças que talvez elas não tiveram nada para comemorar. O grupo do colégio Nossa Senhora do Rosário também irá fazer uma festa com as crianças. No mesmo dia, o grupo vai realizar uma comemoração do dia das crianças para a Escola Municipal Coronel João Cândido de Oliveira, no bairro Cachoeira, em Almirante Tamandaré.

Contatos:

Leonardo Akira | akira.leonardo@gmail.com | Facebook

Bruna Andreotti | Facebook

MJD – Porto Nacional: 

O que: Arrecadação de brinquedos, alimentos e roupas para o Centro Comunitário Dom Alano Du Noday (CEACDAN), além de gincanas educativas com as crianças de lá.

Onde: CEACDAN, Setor Alto da Colina.

Quando: 11 de outubro, das 8h às 11h.

Nesta sexta-feira (11), das 8h às 11h, no Centro Comunitário Dom Alano Du Noday (CEACDAN), os jovens do grupo realizaram uma manhã de interação com as crianças do Setor Alto da Colina. O CEACDAN está sem brinquedos suficientes para a realização de atividades com as crianças da brinquedoteca. No setor há muita criança carente, e por esse motivo resolvemos arrecadar, além de brinquedos, alimentos e roupas para doação. O Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ), um dos lugares de atuação do MJD-Porto Nacional, agarrou a causa conosco, e assim os alunos de ensino fundamental realizaram doações até esta sexta-feira (11). O grupo promoveu uma tarde de lazer com as crianças, com gincanas educativas e um lanchinho – e, é claro, a distribuição das doações arrecadadas.

Contato:

Giovanna Araújo | djozinha_@hotmail.com | Facebook

— — — — —

Todos são convidados a participar das atividades, basta entrar em contato com o grupo mais próximo de você e confirmar horários, um ponto de encontro e arregaçar as mangas!

Jovens Dominicanos, nosso claustro é o mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s