1ª Circular – Ano Jubilar da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil

Goiânia, Natal de 2013.
1ª Circular sobre o Ano Jubilar da
Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil

Querida irmã, querido irmão,
membro da Família Dominicana do Brasil

O ano jubilar, lembrado pelo som do jobel, é de instituição divina (cf Lev 25 e Is 61). Jesus, na sinagoga de Nazaré, iniciando seu ministério, proclama o jubileu como o tempo da graça (Lc 4, 16-21), anunciando a plenitude da presença libertadora de Deus no meio de seu povo.

Celebrar, pois o jubileu é fazer memória do passado, celebrar o presente e sonhar perspectivas de libertação mediatizadas pelo nosso ministério de Justiça e Paz.

É com a simplicidade e a alegria do Natal que anunciamos a vocês o ano jubilar 2014: 25 anos de nossa caminhada, enquanto Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil.

Em seu 24º Encontro realizado em outubro último, a Comissão elencou uma série de sugestões para dinamizarmos esse Ano Jubilar.

Image

A Equipe Nacional de Preparação do Ano Jubilar – aprovada pelos/as participantes desse
Encontro – reuniu-se, pela 1ª vez, no dia 14 do mês de dezembro e, a partir de um criterioso estudo de sugestões, propõe:

  1. Princípios do Ano Jubilar: a) Jesus histórico; b) Os quatro pilares da Vida Dominicana (oração, estudo, vida comunitária e missão) e c) Comunicação.
  2. Eixos do Ano Jubilar: a) Formação; b) Memória e c) Profecia associada à temática da Campanha da Fraternidade 2014.
  3. Objetivos do Ano Jubilar: a) Animar e fortalecer o ministério de Justiça e Paz a partir das bases, enquanto Família Dominicana; b) Fazer e celebrar a memória da caminhada, destacando-a e não a Instituição em si; c) Projetar luzes para os próximos anos na perspectiva de Justiça e Paz e d)Preparar-nos para o Seminário de Justiça e Paz da Família Dominicana do Cone Sul, em 2015, com o tema sobre Direitos Humanos.
  4. Alguns, entre outros, elementos motivadores: a) Gritos e desafios das distintas realidades de nossas inserções missionárias, especificamente a temática da CF 2014; b) 50 anos do Golpe Militar; c) 40 anos do martírio de Frei Tito; d) 500 anos da conversão de Las Casas e e) Triênio Celebrativo dos 800 anos de Vida Dominicana.

Ressaltamos, antes de tudo, que pretendemos que seja um Ano Jubilar e não momentos isolados de celebração do Jubileu; por essa razão, está sendo pensada uma série de atividades em diferentes locais, envolvendo também, na medida do possível, pessoas, comunidades, entidades e movimentos parceiros de nossa caminhada. Oportunamente será divulgado um calendário específico; no entanto, pedimos que você anote, em sua agenda, e participe do Encontro de Encerramento do Ano Jubilar – 25º Encontro da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil – que será em Goiânia, dias 22 e 23 de novembro de 2014 e a Assembleia Trienal no dia seguinte. Frei Timothy Radcliffe será o assessor do Encontro.

Estamos apoiando uma sugestão vinda da Federação das Irmãs Dominicanas do Brasil, que é: “visando fortalecer a caminhada de Justiça e Paz de nossa Família Dominicana e possibilitar uma maior participação de seus membros no Encontro Celebrativo de Encerramento do Ano Jubilar, sugerimos que cada grupo ou representação da Família (Congregações Femininas, Frades, Fraternidades, MJD, etc.) agende seus Encontros específicos em datas próximas à do ‘Grande Encontro’ e na mesma cidade”. Pedimos que os “grupos” que aderirem à essa proposta, comuniquem ao Secretariado Dominicano de Justiça e Paz do Brasil, até a Páscoa do próximo ano.

Solicitamos que cada pessoa ou “grupo” de nossa Família Dominicana que tiver alguma sugestão ou solicitação para bem celebrarmos esse Ano Jubilar, encaminhe-a ao nosso Secretariado, até o final de janeiro próximo, pois a Equipe terá a sua 2ª reunião no início de fevereiro e ainda, que todos os “grupos” dominicanos divulguem, ao máximo, essa nossa Circular, especialmente em seus Encontros/Assembleias do início do ano.

Confiamos essa nossa caminhada às carinhosas orações de nossas Irmãs Dominicanas do Mosteiro Cristo Rei e desejamos que a Celebração desse Ano Jubilar seja cada um e, ao mesmo tempo, a soma de gestos simples e profundos a exemplo do que tem testemunhado o nosso Papa Francisco.

Com os nossos votos de feliz Natal e abençoado Ano Jubilar, enviamos os nossos fraternos abraços.

Adilar Daltoé – Gurupi, TO.
Bruno Santiago Alface – São Paulo, SP.
Flávio Alves Barbosa – Goiânia, GO.
Frei José Fernandes Alves – Goiânia, GO.
Ildete França Araujo – Gurupi, TO.
Irmã Irismar de Sousa Menezes – São Paulo, SP.
Irmã Valéria Moutinho – Goiânia, GO.
Vilma Ribeiro de Almeida – Goiânia, GO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s