Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Hoje começa a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que normalmente ocorre entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro. Este ano, a Semana é de 27 de janeiro a 3 de fevereiro e marca a celebração do dia 28 de janeiro (Dia Nacional o Combate ao Trabalho Escravo), data escolhida para homenagear três auditores fiscais do trabalho e um motorista que foram covardemente assassinados durante uma fiscalização, em 2004, na zona rural de Unaí (MG).

A semana, que além de fazer memória destes e outros casos que terminam em violência e covardia, também promove uma série de ações para pensar, debater e cobrar avanços de políticas públicas para o combate ao trabalho escravo, além de chamar a atenção para esta infeliz realidade que existe no Brasil.

Algumas atividades do evento já estão marcadas. Em São Paulo, no dia 03/02, às 11h, será realizada a primeira 1ª Reunião da Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo, no prédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Rua Libero Badaró, 119, 8º andar).

Em Tocantins, o pessoal de Palmas pode acompanhar a oficina “Trabalho Escravo no Tocantins: um debate necessário”, que será amanhã,dia 28/01, às 14h, no Museu Histórico de Tocantins (Quadra ASRNE 35, s/n, Plano Diretor Sul, Palmas).

Outros eventos vão ocorrer em Brasília, Goiás, Espírito Santo etc. Confira mais no site da Repórter Brasil.

Outra ação importante é a petição desenvolvida pela ONG Walk Free, que pretende cobrar, por meio do maior número possível de assinaturas, a bancada ruralista a aprovar, sem cortes, a Proposta de Emenda Constitucional 57A/1999, mais conhecida como PEC do trabalho escravo. É um caminho difícil, pois a bancada ruralista concentra diversos parlamentares que possuem fazendas com denúncias de trabalho escravo e alguns deles dizem que trabalho escravo no Brasil não existe. Portanto, vamos nos mobilizar para assinar esta petição e cobrar, de diversas outras formas, a aprovação desta PEC.

Vamos acompanhar os eventos da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Fiquem ligados em nossos canais e vamos todos juntos lutar um Brasil (e Mundo) de trabalho digno e sem escravidão.

Anúncios

Um pensamento sobre “Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

  1. Pingback: #TrabalhoEscravoExiste | MJD Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s