Ao nosso companheiro Missionário

Nosso companheiro de caminhada, Rafael Oliveira (Rafa), embarcou hoje, dia de São Tomás de Aquino e do Combate ao Trabalho ao Escravo para uma missão em Tocantins, norte do Brasil, para trabalhar na cidade de Araguaína, junto da Comissão Pastoral da Terra. Para celebramos este momento, e darmos apoio ao nosso querido amigo, deixamos aqui, um texto do nosso promotor internacional de Missão e Caridade do IDYM, Leonardo De Laquila, e algumas mensagens de pessoas que estiveram na caminhada com ele (não pudemos colocar todos, e nem avisar a todos, mas haverá um espaço em nossa página no Facebook para isto).

O segmento de Jesus nos cobra a busca do conhecimento e imitação da pessoa de Jesus.

Estar com Jesus é entrar na escola de Jesus. Como os apóstolos que se colocam a caminhar com Ele para conhecer com qualidade a Sua forma de ser, nós também devemos nos aventurar a frequentar essa escola. A profundidade da relação com o Cristo está diretamente ligado com a qualidade dessa convivência.

Como saber se tenho uma relação de qualidade com Jesus?

Essa questão pode ser medida a partir do compromisso com Seu projeto, ou seja, na qualidade dos frutos que resultam dessa relação. A relação com Jesus nos “cobra” uma mudança de olhar sobre o mundo e, em consequência, uma postura de cuidado para com as coisas.

Isso não acontece de uma hora para outra.

A medida que frequentamos a escola de Jesus e “passamos de ano”, vamos tomando conhecimento e consciência “mística” de nós e do outro, clarificando o projeto de Deus para mim e para o mundo. Em um namoro, eu conheço a pessoa com a qual me relaciono a partir de como e quanto convivo com ela. Se esse relacionamento nos cativa coisas boas, naturalmente mais nos comprometemos com essa pessoa.  Assim também acontece com Jesus.

Rafa

O relacionamento com Ele vai ganhando intimidade a medida que descobrimos onde Ele mora (Jo 1,35-39) e partilhamos de seus desejos e sonhos. Quanto mais cumplicidade, maior foi o “avanço escolar” e maior o comprometimento com o Seu projeto. Se não existir essa afinidade de pensamentos e ações ou é por que não caminhamos ou por que “não passamos de ano” vivendo o perigo de manter uma fé infantilizada e de “pseudo intimidade”.

Deus nos quer e isso independente de nossas ações. Porém são nossas ações, principalmente nas pequenas, que mostram a nossa proximidade e cumplicidade com Ele. Daí a importância de entrar em sua escola que como qualquer bom ensino, depende de reflexão, meditação, estudo e prática.

Leonardo De Laquila

Rafa, não há data melhor para você ir à missão. Hoje é dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo (celebrando a memória de três auditores do trabalho mortos covardemente quando exerciciam suas funções, denunciando o trabalho escravo) e dia que a Igreja faz memória a São Tomás de Aquino, dominicano, que sempre buscou a verdade. Pois Rafa, deixo aqui uma mensagem para lhe desejar uma boa missão, um bom combate ao Trabalho Escravo, e a busca incessante pela verdade, pois faz isto muito bem, como dominicano, como jornalista. Que tu seja um agente transformador onde estiver. Que seja bem acolhido na cidade de Araguaína e que a Comissão Pastoral da Terra te receba de braços abertos. Conte com nossas orações. 

Osvaldo Meca

É com o coração apertado que eu escrevo essa mensagem para o Rafa, sabendo que hoje estaremos fisicamente separados por 2.079 kms e alguns meses. Mas em contrapartida tenho a certeza de que se Deus colocou essa missão no caminho dele, é porque será importante para ele, e para aqueles que estiverem ao seu redor de perto ou de longe. Não é por acaso que ele foi o escolhido para cumprir essa jornada em Tocantins e eu estarei aqui torcendo e orando todos os dias, para que dê tudo certo durante esses 6 meses, que ele consiga absorver tudo aquilo que busca e fazer a melhor atuação de si, como homem e como profissional.

Karina Aguiar

Rafael: Essa semana você partirá em missão. Como não verei você antes disso vou lhe deixar uma mensagem. Estou rezando por você e pela missão que Deus deu à você. Tenha fé meu irmão. Estou sentindo um pouco do que você sente agora com a partida e não é fácil. Estou muito orgulhosa de você! Que Deus te ilumine e que você seja, mesmo que de longe, a divina presença. Um forte abraço de quem te admira.

Lívia Essi Alfonsi

Querido, fico muito feliz em ver o quão despojada e corajosa é sua decisão de avançar para águas mais profundas em sua vida. Que você possa transmitir a todos de lá toda sua alegria e seu compromisso com a justiça, e que você possa perceber o caloroso abraço de Deus em todos os momentos. Um enorme beijo, com saudade.

Mariana Bongiorno

“Fundamental é cumprir a missão. E cumpri-la até o fim” (D. Helder Câmara).

Rafa, meu irmão, sinto-me honrado de ter caminhado ao seu lado e de poder continuar caminhando. Desejo-lhe força para enfrentar os novos desafios que virão e fé para que não perca de vista aquilo que, de fato, é essencial. A leveza no trato e seu bom humor peculiar estão presentes em sua rotina, que são características que admiro muito, e espero que você contagie muita gente do Tocantins com essas armas. Fé em Deus e pé na tábua. Do seu amigo e companheiro de fé,

Bruno Alface

Bom, foi uma surpresa muito interessante saber dessa viagem e a proposta da qual se motiva a ir. Com certeza enche de orgulho os amigos que acompanham sua trajetória. Esteja firme na luta e perseverante na busca. Ótima viagem, Manolo. Tem minha grande admiração e não é de hoje. Como você gosta de dizer: Sucesso, rapaz!

Rodrigo Sobrinho

Rafa, tenha uma ótima missão e conte com nossas orações.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ao nosso companheiro Missionário

  1. Que alegria, bom dia a todos!
    Ao nosso irmão e missionário Rafael que o ilumine e abençõe, hoje e sempre!
    Abraços MJD.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s