Dia de São Tomás de Aquino

Olá pessoal. Como vão?

Hoje, 7 de março, é celebrado o dia de São Tomás de Aquino. Nesta data, fazemos memória de sua morte. Porém, no dia 28 de janeiro, fazemos ofício de memória simples, em razão da transferência de seu corpo para o Convento Jacobinos de Toulouse.

Acompanhe em sua região a celebração solene em memória de São Tomás:

São Paulo (SP)
-Paróquia Sagrada Família – Saúde, às 19h15
-Paróquia São Domingos – Perdizes, às 19h

Curitiba (PR)
– Paróquia Santo Antônio – Boa Vista, às 19h

Porto Nacional (TO)
– Catedral Nossa Senhora das Mercês, às 19h

Abaixo, deixamos uma pequena biografia de São Tomás, que dedicou sua vida à verdade, ao ensino e a pesquisa, e hoje é considerado padroeiro dos estudantes universitários.

Nascido no Castelo de Roccasecca, no sul da Itália, pelo ano de 1225, quatro anos após a morte de São Domingos. Aos 18 ou 19 anos Tomás ingressou na Ordem Dominicana na cidade de Nápolis, sem avisar sua mãe Teodora e os irmãos. Seu pai já falecera.

De fato, a decisão de Tomás contrariou a vontade dos irmãos, e por isso o conservaram preso durante certo tempo num Castelo da família. Estudou Filosofia e Teologia em Colônia (Alemanha) e em Paris (França), sob a orientação de Santo Alberto Magno, grande pensador dominicano. Tomás, filho de uma família nobre, assumiu a vida dominicana de pobreza, obediência  e castidade, bem como o amor ao estudo.

post MJD_07.03_STOMAS

Dedicou todo o seu talento ao conhecimento profundo da filosofia aristotélica, levando a bom termo os estudos iniciados pelo Mestre Santo Alberto Magno, Com sua genialidade, adaptou a doutrina de Aristóteles à Filosofia e Teologia cristã.

Frei Tomás lecionou durante vários anos em Paris. Ocupou também o cargo de Mestre do Sagrado Palácio na Cúria Romana, e deixou muitos escritos, seja comentando obras de Aristóteles ou Livros da Bíblia.

Sua obra-prima é a Suma Teológica, que lhe valeu o Título de Doutor “comum” da Igreja Católica. Faleceu em Nápolis, no dia 7 de março de 1274, quando se dirigia a pé ao Concílio Ecumênico de Lião, na França.

Para ler mais sobre o estudo na vida dominicana e a biografia de outros santos, acesse nossa revista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s