Retiro de Carnaval MJD | Partilhas

da redação do Blog

Olá a todas e todos. Como vão?

Demorou mas chegou a nossa tão esperada partilha dos retiros de Carnaval.

E este foi um ano bem especial, pois todos os grupos tiveram acesso a uma experiência espiritual.

Teve um grupo que participou das etapas dos Exercícios espirituais de Santo Inácio, organizadas pelo Anchietanum, e que integrantes do grupo já fazem há um bom tempo. Um pessoal de Curitiba fez um Dogão, juntou recursos, e foram para São Paulo para participar das etapas. Neste ano, as etapas (que são 5) estiveram na mesma casa, em Itaici, que fica em Indaiatuba, uma cidade próxima de São Paulo.

O MJD também deu conta de organizar seus próprios retiros, para aqueles que não podiam participar das etapas. Um aconteceu em Amparo (SP) e outro em Porto Nacional (TO). O tema do retiro de Amparo foi “Contemplação da Paixão de Cristo”. Já o de Porto Nacional foi “Projeto de Vida”.

1782334_586942161396933_957700361_o               577375_587837504640732_1224495451_n

Abaixo, alguns depoimentos dos retirantes sobre esta bela experiência de oração:

Participei este ano da 4a etapa dos EEJ – Exercícios Espirituais para Jovens, e percebo que a cada ano que passa eu chego com menos expectativas sobre os frutos a colher no retiro, e isso é um bom sinal de amadurecimento. Essa experiência é uma ótima oportunidade para se questionar e discernir sobre assuntos que nem sempre temos tempo ou espaço adequado para tratar no cotidiano. É uma escola.

Deus quer que sejamos sal na Terra, felizes e que o nosso melhor fruto seja o amor. O retiro também serve para lembrarmos disso.

Devemos tomar consciência de que a nossa presença na Terra é única e que somos enviados para fazer a diferença; não apenas para falar de Deus, mas principalmente para cuidar para que a imagem das nossas obras reflitam a vontade de Deus.

Ano que vem tem mais!  

Diego Uzuelli, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

1799945_606475326105337_430608390_o

Na tentativa de descrever as experiências vividas no retiro espiritual, considero primeiramente que é uma experiência singular pra cada ser humano, assim a reação também ocorre de forma única a qualquer experiência vivida por ele. Nos quatro dias que se passaram, experiências intensas e inovadoras ocorreram. A ansiedade para tal reencontro com Cristo era tamanha, que os dias voaram deixando um gostinho de quero mais. Foi como uma leve brisa que passa por sua face quando a muito esperada. Foi rápida, mas intensa, confortante e marcante. É desta forma que posso definir tal experiência, um verdadeiro sopro divino!

Muitas pessoas que aceitam participar do retiro buscam encontrar respostas milagrosas, porem fui com uma finalidade diferente. Nele, busquei uma crise, que me fizesse pensar, refletir e finalmente, poder crescer com ela. Meu objetivo foi conquistado!

É claro que não posso deixar de agradecer todos os envolvidos no movimento, como os freis Mariano e Zilton nos apoiando espiritualmente, as irmãs que nos acolheram como filhos, e toda a coordenação, que nos trataram com enorme respeito e amizade. 

Rodrigo Rossi, participante do Retiro Espiritual de Carnaval em Amparo (SP)

Amparo

Foi um momento bem agradável de oração, reflexão, partilha e fraternidade. Ser luz do mundo e sal da terra eis um desafio para todos. Como dizíamos, é partir para prática isso começa em pequenas atitudes do dia- a- dia, sermos diferentes na nossa maneira de ser e proceder, sermos testemunhos de vida. Acreditar em algo e lutar por ele. A experiência de cuidar do ovo algo bem diferente que refletimos, trazendo muitos pontos como o cuidado, atenção, carinho, valor, é como nossa vida precisamos cuidar bem dela. O projeto de vida outro desafio de avaliarmos nossas ações, projetando algo para ser realizado em vários pontos vida pessoal, profissional, familiar enfim fazer um panorama de como está andando minha vida e o que posso fazer para melhorar, avaliar, repensar. Que possamos pela força do Espírito Santo sermos sal da terra e luz do mundo, sal que dá a vida sabor, luz que mostra o caminho do amor como presença no mundo mas, sem ser do mundo.

Ir. Patrícia, pregadora no Retiro Espiritual de Carnaval em Porto Nacional (TO)

967992_743916282307691_1431660395_n

O EEJ está sendo uma experiência que a cada etapa me apaixono mais e mais pelo estar plenamente em Deus. Nessa época da minha vida, o EEJ me ajudou e está ajudando a refletir sobre minhas ações a cada dia, a entender mais o outro e assim cumprir nossa missão de reverenciar, louvar e amar nosso Senhor Deus, a fim de salvar-se.

Maryane Lopes, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

 

Fiz a 4ª etapa dos EEJ, procurei ir mais calma e centrada para esse retiro, deixando a euforia e a ansiedade de lado. A 4ª etapa, foi uma das etapas mais fortes pela qual eu já passei, foi intensa e pude ter vários momentos de profundo encontro com Deus. Itaici é um lugar fantástico para rezar e refletir. Agradeço a minha acompanhante espiritual, pois ela foi fundamental para que eu conseguisse realizar um bom retiro. E finalmente rumo a 5ª etapa!

Jaqueline Satiro, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

 

Eu fui ao retiro sem grandes expectativas, mas de mente aberta. Nunca pude acompanhar a Semana Santa então tinha poucos conhecimentos sobre o assunto. O retiro foi uma experiência muito forte pois, a paixão de Cristo é um tema extremamente tocante. No caminhar dos dias eu encontrei muitas das respostas que buscava e senti um grande apoio do grupo para reencontrar minha fé e viver como um novo Cristo.

Vanessa Solla, participante do Retiro Espiritual de Carnaval em Amparo (SP)

amparo1

O Retiro de Carnaval esse ano me tocou de uma maneira especial, consegui senti-lo de um modo muito particular e humano. Vivi intensamente cada momento que passamos todos juntos na casa das irmãs, permitindo-me refletir e digerir muitos dos sentimentos que estão dentro de mim e que por muitas vezes se encontravam sem sentido, sem explicação. Procurar pela presença desse Deus que é nosso, que está dentro de cada um de nós, e buscar ser cristão, intencionando ser um outro Cristo dentro do mundo em que vivemos, é uma tarefa que parece complicada, mas não é impossível de ser alcançada quando decidimos buscar por isso e nos fortalecermos em nossa fé. O Retiro, este ano, foi para mim um instrumento de fortalecimento de minha fé e o aprimoramento de minha busca individual por Cristo.

Mirian Prado, participante do Retiro Espiritual de Carnaval em Amparo (SP)

 

Minha experiência no retiro espiritual foi única é meio difícil de explicar, dessa vez pude sentir que sai com ideias diferentes, com o pensamento mais aberto, cheia de expectativas. O tema “Projeto de vida” me chamou bastante atenção, pois passamos por várias fases e a cada percurso aprendemos coisas novas,  com projeto de vida podemos destacar estes percursos e notar que existem coisas boas em nossas vidas e passam despercebidas, porque as coisas ruins deixam marcas inesquecíveis.

A experiência com o ovo foi ótima, tínhamos que cuidar como se fosse a nossa própria vida, pois ela é frágil e não tratamos do jeito que merecemos, com o ovo foi diferente, por todo lugar que ia levava-o junto comigo, até na hora de dormir ele ficou ali ao meu lado, é até meio engraçado mais quando o ovo estava perto de mim sentia um grande anseio de proteção, de felicidade e até hoje não consegui entender esse sentimento, só de falar me deu saudades rs.

Hoje ao escrever esse depoimento percebo que foi um propósito de Deus me levar até ali para me preparar das coisas que estão acontecendo em minha vida, e é tudo que tenho pra falar, o encontro foi ótimo, espero que tenha mais.

Thaynara Norberto, participante no Retiro Espiritual de Carnaval em Porto Nacional (TO)

961287_743915152307804_2067304758_n

A experiência de passar o carnaval em um retiro de silencio é sem dúvidas a melhor que escolhi na minha vida. Ao participar da 2ª Etapa dos EEJ, me sinto uma nova pessoa, sinto que meu ano só começa quando faço as etapas, revejo minha vida e dalí pra frente tomo atitudes e decisões com mais firmeza, clareza e paz. Retomar a nossa essência é um exercício eterno, que não devemos deixa-lo de canto e só lembrar no carnaval, mas sim executa-lo dia a dia, para que quando chegar a hora de coloca-los em pratica isso não seja algo tão inalcançável. Experimentar o amor de Deus é nos renovar no compromisso de seguidores de Cristo e permanecer no seu amor é inevitavelmente a nossa busca eterna.

May Lopes, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

 

A expectativa em relação ao retiro de Carnaval era muito baixa, confesso. Encarar-se de frente, encarar as angústias, aflições e desafetos não são coisas que, na grande maioria das vezes, nos colocam empolgação ou grandes esperanças do que virá. Todavia tal ato de coragem, de encarar a mim mesmo, se mostrou necessário e me moveu, com a certeza de que bons frutos nasceriam ao final dessa descida ao mais íntimo do que sou, ainda que os mesmo parecessem amargos num primeiro momento.

O processo de “descida”, assim como disse o seu Gilberto, implica em aceitar a dor, comer o pão que o diabo amassou, lamber o chão

dos palácios, dos castelos de cartas das desordens, do caos, da confusão, do egocentrismo de um ser que deseja retornar a Fonte e ter paz.

Ainda que doloroso, esse processo foi forjado, ao longo dos 4 dias, em comunhão, porém está só foi efetivamente percebida ao final destes quatro dias caminhada, trazendo consigo um único fruto,ou melhor, O fruto: a certeza de que há alguém que “me conheces.

[…]sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.” (Sl 139, 1-2).

Gabriel Arini, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

 

Muita gente já tinha me falado que seria bom se eu fizesse os Exercícios Espirituais, mas ninguém tinha me falado o que acontecia durante o retiro, então eu fui não sabendo o que me esperava, só acreditei que seria bom. Cada momento que eu tive em Itaici ficou guardado no coração. Dificuldades fazem parte da caminhada. Dar mais atenção às pequenas coisas são necessárias. O aprendizado vem aos poucos. Foram muitos sentimentos, às vezes bagunçados, mas que fizeram parte do crescimento interior que vivi lá e trouxe comigo na bagagem. Foi uma experiência linda!

Lidiane Harue, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

 

Neste carnaval fiz a 2ª etapa dos exercícios, poder para as estressantes atividades do dia a dia e se concentrar para rezar e estar mais próximo de Deus foi muito bom, nesta etapa meditamos o quanto Deus é misericordioso e amoroso para com suas criaturas, começar este período quaresmal tendo voltado de um retiro também é muito bom. Recomendo a todos, a casa, a natureza, as orações, a música, tudo se une e oferece uma atmosfera harmoniosa para oração.

Leonardo Akira, participante dos Exercícios Espirituais para Jovens

 

Foi meu primeiro retiro e realmente valeu a pena ter passado o Carnaval nele. Lá, passei a fazer novas reflexões sobre como está minha vida atual e como quero viver nos próximos anos. Conheci novas pessoas, fiz novos amigos e percebi a importância de se dar mais valor nas pessoas. Além disso, passei a admirar a Ordem Dominicana pela humildade e o carinho que ela tenta passar às pessoas, independente de crença ou classe social.

Alisson, participante do Retiro Espiritual de Carnaval em Amparo (SP)

amparo 2

Participar do Retiro de Carnaval do MJD foi uma experiência nova e encantadora. Lá pude encontrar Cristo que se revelava em cada momento, Palavra e Oração e também em cada pessoa. Pude ver e ter os mesmos sentimentos de Cristo entre todos que ali estavam, me sentindo também participante da vida Dele.

Foi uma experiência que eu trouxe para vida, e que me impulsiona dia-a-dia a ser uma pessoa melhor e a também levar Cristo para os outros, para que conheçam a verdadeira alegria e o verdadeiro sentido da vida.

Agradeço a Deus por este presente e peço que Ele continue abençoando todos aqueles que fazem o MJD acontecer.

Maria Leme, participante do Retiro Espiritual de Carnaval em Amparo (SP)

 

O retiro de Carnaval deste ano foi um “tapa na cara” no sentido de “acorda, reaja, lute …” Foi uma experiência incrível para mim, pois pude me aprofundar na minha oração pessoal.

O que mais me marcou foi o momento onde Léo narrou à caminhada de Jesus para a crucificação, de quando Ele se viu sozinho … e depois avista Pedro … Isso me tocou muito e me fez repensar em tantas coisas. Enfim … esse retiro despertou muitas coisas, mais em palavras não conseguirei expressar, agora vou agir a partir do que mudou dentro de mim. Obrigada pelo excelente Retiro.

Dienifer Ichi, participante do Retiro Espiritual de Carnaval em Amparo (SP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s