Noite de Oração: Dia Mundial da Juventude

por Victor Alarcon e Osvaldo Meca

Em 2013 o Brasil recebeu a JMJ e já se prepara para a próxima, na Polônia em 2016.  Entre esses anos a Igreja não deixa de propor atividades para a juventude. Nos anos em que não temos a JMJ a Igreja propõe a JDJ (Jornada Diocesana da Juventude). Celebrada nos Domingo de Ramos ou em algum dia próximo, nada mais é que a JMJ organizada no nível das dioceses.

WP_20140412_018
Para conhecer mais sobre a JDJ dê uma olhada nesse material aqui. Para esse dia o Papa Francisco propôs uma mensagem, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). A mensagem pode ser lida em português no site do vaticano.

Para celebrar o Dia Mundial da Juventude a região Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo preparou uma noite de oração, que ocorreu na paróquia Nossa Senhora do Sião no sábado que antecedeu o Domingo de Ramos (12/04), e o Movimento Juvenil Dominicano do Brasil  teve  o prazer de participar (com o grupo da Paróquia São Vicente, um jovem do colégio Santa Catarina de Sena e a presença do companheiro do grupo de Curitiba, Leonardo Akira), levando à juventude  os cânticos de Taizé. Conheça um pouco sobre os cânticos meditativos da comunidade de Taizé aqui.

WP_20140412_001
Essa noite de oração foi uma bela demonstração de como a oração comunitária é importante. Nós do MJD gostamos muito do estilo de oração do Taizé, pois ele preza por alguns elementos que julgamos essenciais para estarmos na presença de Deus, a simplicidade, a profundidade, a beleza e o silêncio.

WP_20140412_024
Os cânticos são breves e simples, compostos por poucas frases, mas carregam sempre um sentido profundo. Nos convidam a silenciar nosso espírito e contemplar a presença de Deus, sempre ajudados pela beleza do som dos cânticos.

A juventude tem sede de Deus e momentos de oração simples e profunda, em ambientes belos. Esses são espaços sempre necessários e bem vindos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s