MJD Curitiba se encontra com provincial

por Leonardo Akira

 

No último sábado (16/08), o Movimento Juvenil Dominicano da paróquia Santo Antônio de Curitiba reuniu-se com Frei Edvaldo (Bruno) Antônio dos Santos,  provincial dos frades dominicanos do Brasil. Durante o mês de agosto o grupo está se reunindo para refletir, rezar e aprender um pouco mais sobre a história da ordem, tema este que Frei Bruno  apresentou aos jovens que estavam no encontro.

No começo de sua fala o provincial apresentou a fundação da Ordem dos Pregadores por São Domingos em 1216 e sua principal missão: dar o testemunho de vida e da doutrina da Igreja. A pregação, carisma central da ordem enraizada no estudo, na oração e vida comunitária tem a missão de levar a verdade (Veritas), que é Cristo.

Num segundo momento Frei Bruno contextualizou a chegada dos frades dominicanos no Brasil. Os primeiros da província da França em 1881 se instalaram em Uberaba, o vicariato que se instalou anos mais tarde em Santa Cruz do Rio Pardo, frades esses que deram origem a comunidade da paróquia Santo Antônio em Curitiba, e por fim a chegada dos frades malteses na comunidade da Vila Centenário, a outra comunidade (Nossa Senhora do Rosário de Belém) que existe na capital paranaense. Frei Bruno mostrou várias fotos da época dos primeiros frades. Contou sobre a fundação da província Frei Bartolomeu de Las Casas em 1998 e também nos disse sobre as congregações de irmãs e as monjas, que juntamente com as fraternidades leigas e o MJD, formam a família dominicana.

10522516_689122484515616_1013759804208384082_n

Como frade e como provincial, Frei Bruno acredita que não interessa o que é falado, mas sim o que o outro entendeu. É nesse sentido que para ele a juventude dominicana deve ser interlocutora com o mundo jovem, qual a verdade que devemos pregar no mundo de hoje, como contemplar e levar ao outro o fruto da contemplação foram alguns dos questionamentos que e esperanças que o provincial espera do jovem leigo dominicano.

Para nós, membros do grupo, foi um momento de muita alegria e com o nosso provincial que se colocou a disposição e partilhou seus conhecimentos e experiências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s