Advento: Tempo de Encontros

por Ir. Valéria Moutinho, op

Jesus, o Filho de Deus, revestido de nossa humanidade, vem até nós para nos ensinar, com sua vida, morte e ressurreição que Deus é Amor: que ele é nosso Pai e quer que nos amemos como irmãs, como irmãos.

Com o ADVENTO, caminhamos para a plenitude desse encontro, para o centro do tempo, o kairós de Deus.

O profeta Jeremias afirma-nos que chegará o dia no qual Javé cumprirá as promessas que fez ao povo de Israel. Um descendente de Davi exercerá o direito e a justiça. Eis que ele vem para realizar o sonho de Deus e dar esperança aos que contam unicamente com a fidelidade do Pai (cf. Jr 33,14-16).

A Liturgia, dimensão pedagógica da Igreja, nos faz viver o ADVENTO deixando que Deus rompa seu silêncio e fale ao nosso coração.

O profeta Baruc reforça nossa esperança, nosso anseio de vida nova. Convida Jerusalém a trocar a roupa de luto e de aflição para viver no esplendor e na glória que vem de Deus. Ele vai criar a paz, fruto da justiça, fundada nos valores religiosos (cf. Br 5, 1-9).

Nesse tempo de espera, três protagonistas veem  ao nosso encontro ajudando-nos a descobrir que somos mistério, dentro do grande mistério que é Deus.

O primeiro é Isaías que nos apresenta a boa notícia : “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso”(Is 9,1).

Jesus vai realizar essa profecia nos afirmando : “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida” (Jo 8,12). Mateus nos afirma : “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5, 14 a).

O que temos feito dessa luz que nos habita?

A luz, sem testemunho, torna-se opaca. Ela brilha somente por meio de nossas boas obras.

O segundo protagonista é João Batista, o precursor. Surge no deserto, na periferia e nos convida à conversão pessoal que tem implicações sociais, políticas, econômicas e religiosas.

“Preparem os caminhos do Senhor, endireitem suas estradas” (Lc 3,4). Se não nos convertermos, como receber o Filho amado de Deus?

Lucas menciona que João anunciava a Boa Nova de muitos outros modos (cf. Lc 3, 10-18).

Nós, Família Dominicana, pregadoras e pregadores, estamos atualizando a Boa Nova para o mundo de hoje?

Procuramos, na cultura atual, os caminhos pelos quais Deus está chamando seu povo?

Ouvimos os apelos que Deus está nos dirigindo para que nosso jeito de ser, de viver, de anunciar, de expressar favoreça o anúncio do Evangelho?

Nosso terceiro encontro é com Maria, a jovem simples e pobre de Nazaré. Aceitando ser a MÃE do Filho Amado de Deus, torna-se o protótipo vocacional de toda aquela e aquele que diz SIM ao Projeto de Deus.

Maria é bem aventurada e o fruto de seu ventre é bendito. Cheia do Espírito Santo, evoca as maravilhas  que Deus realizará em todas as gerações. Maria se denomina SERVIDORA do Senhor. Seu primeiro gesto foi o de levar Jesus a Isabel, sua prima, com paz e alegria. Maria evangeliza com sua presença, ensinando-nos que viver de Deus é prestar serviço àquela e àquele de quem nós nos fazemos próximas e próximos. O caminho que nos leva a Deus passa pelas necessidades dos outros (cf. Lc 1, 39-45). Com Maria e Isabel, a categoria dos excluídos passa para a história.

A vinda do Filho de Deus é marcada pela universalidade.

O sonho de uma vida digna é para todos porque o Deus da Justiça e do Amor está com mulheres e homens de boa vontade, de coração aberto que partilham esperança e ações concretas. Pessoas que, com suas vidas, são mediadoras do amor de Deus junto aos mais pobres. Que estes se sintam amados por Deus e capazes de, unidos, lutarem não mais somente por um novo mundo possível, mas necessário e urgente. Por isso, Jesus os proclamou felizes (cf. Mt 5,2) e agradeceu ao Pai a abertura deles diante da revelação que Jesus lhes fez das coisas de Deus (cf. Mt 10, 25).

ADVENTO, Tempo de Encontros !

Que Isaías, João Batista e Maria nos preparem para receber Jesus e que Ele pronuncie em nosso coração uma Palavra igual a Ele. Só assim nosso SER será capaz de um AGIR significativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s