Mobilizações no Tocantins fazem memória ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

noticias do pe do morro-02

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, cerca de 35 agentes de saúde do município de Nova Olinda (TO) organizaram uma passeata na última quarta-feira (28). A caminhada de 1km percorreu as ruas da região central da cidade.

Os/as agentes de saúde entregaram panfletos e levantaram faixas que alertam sobre a existência de trabalho escravo ainda nos dias atuais. Um carro de som acompanhou o grupo e reproduzirá mensagens referentes ao assunto. Para saber mais detalhes de como foi a ação, assista ao vídeo que acompanha este texto.

Outra ação será realizada pelo grupo de jovens do Centro Cultural Casa da Capoeira, acompanhado desde 2012 pela Campanha da Comissão Pastoral da Terra “De Olho Aberto para não virar escravo”. Os jovens promoverão um “panfletaço” nas ruas de Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins, na manhã de sábado (31). Cerca de 20 jovens participarão da atividade.

Agentes de saúde de Nova Olinda (TO) participam de passeata no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Agentes de saúde de Nova Olinda (TO) participam de passeata no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Em 2014, o Tocantins voltou ao 1º lugar no ranking nacional em casos de trabalho escravo relatados: foram 25. Figurou, também, como o estado número 1 em trabalhadores libertados: 188. De 2003 a 2014, 76 municípios tocantinenses – mais da metade! – tiveram registro de trabalho escravo.

O dia 28 de janeiro foi oficializado como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo como uma forma de homenagear e fazer memória aos auditores fiscais do trabalho Nelson José da Silva, João Batista Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e o motorista Aílton Pereira de Oliveira, assassinados nesta data em 2004, durante fiscalização na zona rural de Unaí (MG).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s