Treinamento | Caminhada Orante 2015

por Rodrigo Sobrinho

É chegada mais uma hora de caminhar, refletir, explorar e conhecer a si mesmos.

Nossa Caminhada Orante  desse ano traz um trecho pequeno em questão de distância, porém, será exigida de nós mais capacidade física, espiritual e social.

Cada um de nós tem seus motivos e metas com relação à Caminhada Orante. Uns querem pagar promessa, outros querem fazer parte por ouvir dizer, outros querem ir porque os amigos estão indo… São inúmeros os motivos, percepções e provocações que contribuem para que possamos participar dessa atividade, contudo, o que mais me toca é perceber que as essas atividades extra-comunidade fortalecem eenlaçam o aspecto afetivo de todos os participantes e envolvidos.

Bom, em nossa caminhada exploraremos o aspecto social, emocional e o físico. É importante que estejamos preparados para essa atividade intensa e motivante. Vamos adotar TODOS uma nova postura como preparação: orações diárias, alongamentos e partilha devem fazer parte da nossa rotina.

Se você não está acostumado a fazer caminhadas atente-se às dicas que vamos passar.

Antes de qualquer coisa é preciso se familiarizar com os exercícios básicos de alongamento. É importante que o alongamento seja feito por cerca de 10 minutos. A seguir, disponibilizamos alguns exercícios de alongamento importantes para uma atividade física como a caminhada.

Sem título 1

Cada exercício de alongamento deve durar cerca 15 a 20 segundos. Lembre-se de alternar a orientação do corpo (lado esquerdo e direito) à medida que o exercício solicite.

Agora que você já se programou, se alongou e está hiper disposto pra caminhar aqui vai um passo a passo do que você pode seguir pra se basear.

Leve em conta os dias disponíveis e seus horários!!!

Bloco I: De 07 a 13 maio.

Aqui o importante não é a distância percorrida. Temos que dar ênfase no reconhecimento da atividade para não sobrecarregar o corpo. Após se alongar, caminhe cerca de 30 minutos. Precisamos conhecer o nosso ritmo e os limites iniciais são importantes para isso.

É importante que a atividade tenha uma constância, ou seja, a caminhada não precisa ter paradas a menos que se sinta muito fadigado, cansado. Conhecer o ritmo significa ter controle respiratório, muscular e motor. Priorize locais de fácil acesso como quadras, praças e ruas planas e calmas.

Bloco II: De 14 a 20 de maio.

Agora vamos acelerar mais um pouquinho!

Que tal 50 minutinhos de caminhada num ritmo mais forte?! Vamos começar com uma caminhada de 10 minutos para despertar a musculatura e as articulações necessárias. Os 10 minutos seguintes com uma leve “trotada” (trote = corrida em ritmo constante e leve) elevando os batimentos cardíacos melhorando nosso volume e capacidade de oxigenação. 10 minutos de uma caminhada leve novamente e mais 15/20 minutos de caminhada firme e constante. Nesse momento é importante ainda não frequentarmos diferentes níveis no solo (subidas, descidas e/ou locais esburacados.), manter-se num terreno plano se possível.

Bloco III: De 21 a 27 de maio.

Já que estamos todos ansiosos, borá forçar um pouco mais!!!

Agora é hora de intensificar os exercícios desde o alongamento. Vamos incluir o polichinelo. Todo mundo sabe como faz, acha bonitinho, mas não gosta de fazer, certo?!

polichinelo-o 

Faremos 2 séries de 35 repetições e outra finalizando com 30, o descanso entre as séries deverá ser de cerca de 45 segundos.

Agora a caminhada terá cerca de 60 minutos de duração e vamos variar se possível, o tipo de terreno (subidas, descidas, curvas, retas: atenção com os buracos!).

10 minutos de trote pra iniciar e depois uma caminhada de mais 10 minutos. Retome o trote por cerca de 20 minutos. Importante salientar que se for fazer esse circuito em alguma praça, tome cuidado com as várias curvas que estará fazendo. Varie o sentido da corrida para que consiga explorar melhor seu circuito, pois, correr e caminhar sempre fazendo curva pro mesmo lado pode sobrecarregar as articulações!

Logo após o segundo trote, caminhe por 5 minutos e volte ao trote por 10 minutos. Finalize com uma leve caminhada. J

Nunca é demais salientar que devemos manter o ritmo e intensidade. Lembrando que cada um tem seu próprio limite que deve ser respeitado, pois, priorizamos o Bem Estar e Qualidade de Vida!

Fique atento para evitar desgastes e lesões pré Caminhada Orante – MJD.

Bloco IV: De 28 de maio à 03 de junho.

Nessa fase é importante não relaxar, mas também não podemos forçar tanto a nossa musculatura e articulações. Então, faremos uma caminhada intensa de 30 minutos e só!

A ordem agora é apreciar o treino e ver o quanto foi produtivo seguir esses passos de caminhada.

Nunca se esqueça de que durante os exercício é importante se hidratar. Uma boa pedida é de 100 a 200 ml de água a cada 10/15 minutos de exercício. Limite MÁXIMO de 1 litro/hora.

Essa medida em mililitros e litros é importante pra sabermos o quanto devemos ingerir de água em média para a nossa termorregulação, ou seja, regulação da temperatura corporal.

A alimentação é muito importante também! Tenha sempre barrinhas de cereais à mão.

É importante que a preparação e a Caminhada Orante – MJD seja feita com um calçado confortável. Não se preocupe em comprar um calçado novo, pode utilizar o tênis que você já possui  desde que seja macio, não muito baixo e não tão velho assim, pois o amortecimento desse calçado será importante pra nossa caminhada. Caso necessário, adquira o calçado o quanto antes e já se prepare com ele pra Caminhada. Sua roupa também é importante. Roupas leves e confortáveis vão tornar sua atividade mais prazerosa. Não se esqueça de usar meias de algodão, hein!!

A caminhada é um exercício físico muito importante, pois ajuda a regular o bom funcionamento do nosso sistema respiratório e cardíaco, mas nada é tão mais significativo do que manter e zelar pela nossa saúde com uma boa companhia! 😛

Então, agora é a hora em que você manda mensagens pros seus amigos e os convida a treinar com você. Vale messenger do face, whatsapp, e-mail, sms e até mesmo ligar. Você escolhe!
Não há desculpas pra não começar a treinar pra caminhada.

Lembrando que aqueles que já estão em treinamento e supervisão de educadores físicos terão outros tipos e níveis de treinamento e intensidade.

Não pense que só por que é jovem e tem disposição de sobra que você está longe de ser afetado por probleminhas cardíacos. Importante sempre procurar um médico para garantir o bom funcionamento do nosso corpo.

Bom, é isso!! Bom treino a todos e até a Caminhada Orante – MJD.

Qualquer duvida é só entrar em contato.
Rodrigo Sobrinho: sobrinho_ro@hotmail.com

Anúncios

Um pensamento sobre “Treinamento | Caminhada Orante 2015

  1. Pingback: #CaminhadaOrante2015 #MJDBR | MJD Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s