Importância do Ecumenismo

Após a experiência de qualquer fato vivenciado em nossas vidas, refletimos depois a importância de por quê devemos continuar ou deixar de praticar determinados atos. Hoje vamos ler os relatos de nossas amigas do Tocantins, Rayla e Luciana e de nosso amigo Leonardo Akira do Paraná, cada um vai expor o por quê de achar que o ecumenismo é  importante para vida de um cristão.

Conviver em comunidade é um dos mais belos dons dado por Deus a nós cristãos.  O ecumenismo é a prática em que diversas comunidades cristãs se unem e congregam em busca de um bem comum. Neste ano a água. Ecumenismo encontramos as alegrias e desafios comuns de nossa religião, conhecemos nossos irmãos em Cristo, rezamos por esta unidade, e buscamos cada vez mais e juntos sermos mais fiéis a Cristo e caminhar em sua direção.

Leonardo Akira 

Eu penso que todo ser acredita em algo ou alguém, o que podemos chamar de fé, porém nem todos possuem uma religião. Vejo o cristianismo bastante subdividido, apresentando inúmeras ramificações que são responsáveis pelos frequentes contrastes de pensamentos. Sabe-se que o principal foco é evangelizar e, para tanto, é necessário união de forças. Aqui entra em cena a importância do ecumenismo, da inserção dessa unidade entre religiões. Para isso é preciso que nós sejamos flexíveis às opiniões alheias, cautelosos em nossas falas, compreensíveis com as adversidades e acima de tudo ver Jesus no próximo a ponto de entender que servir a Deus e ao seu reino é mais importante e além das diferenças. Afinal, o diferente nos permite o crescimento, nos permite enxergar com um olhar de amor.

Luciana Castro 

Acredito que o ecumenismo faz parte da essência da vida e da ação da Igreja. O Ecumenismo  penetra em cada uma das pastorais  uma nova maneira de pensar e de agir. É aí que surge a importância. O ecumenismo não só trás uma nova maneira de pensar, mas carrega consigo o espírito da unidade, que torna a igreja mais forte. Como exprime João Paulo II, em sua Carta sobre o Ecumenismo: “o movimento a favor da unidade dos cristãos não é só uma espécie de ‘apêndice’, que se vem juntar à atividade tradicional da Igreja. Pelo contrário, pertence organicamente à sua vida e ação, devendo, portanto, permeá-la no seu todo e ser como que o fruto de uma árvore que cresce sadia e viçosa até alcançar o seu pleno desenvolvimento”.

Rayla Aretuza

Só levamos conosco aquilo que é bom, que nos faz crescer. Portanto nosso desejo é que os relatos e posteriormente a Semana de Oração pela Unidade Cristã, sejam boas experiências vividas e que cada pessoa tenha a oportunidade de partilhar com amigos, familiares, conhecidos o quanto é importante estar aberto ao diálogo com o outro. Não fique com sede enquanto seu irmão te oferece água, receba e agradeça!

“ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s