Retiro e Voluntariado | MJD Curitiba

por Leonardo Akira

A última semana foi muito intensa para nós do MJD Curitiba (PR). Nos dias 11 e 12 de outubro realizamos nosso retiro para membros e no último sábado, 17 de outubro, realizamos nosso voluntariado.

Estivemos em comunhão com as irmãs Dominicanas da Beata Imelda para realizar essas duas atividades tão importantes para nosso movimento e que para nós se completam. No retiro meditamos e contemplamos o evangelho de João, capítulo 6. Irmã Karla Aparecida Pires Viana, OP, nos assessorou e nos conduziu em uma profunda leitura orante da palavra de Deus com o tema central Eucaristia na Bíblia e rezamos a importância da partilha do pão e como Jesus se fez pão para todos nós.

Para a Irmã Karla, “esses dias foram vivenciados de maneira orante e muito fraterna. Tivemos a oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus, através do exercício da Leitura Orante e também através da Liturgia das Horas. Verdadeiramente, a ‘partilha começa na mesa…’ Mesa da Palavra, mesa da eucaristia. Essa experiência fortaleceu entre nós, irmãs e jovens, a certeza de que a fraternidade vivida na diversidade de carismas e dons faz crescer o Reino. Obrigada jovens por esse desafio apresentado a nós de abrirmos as portas de nossos corações e de nossa comunidade para viver a Igreja em saída, uma igreja missionária, que se coloca ao lado das pessoas”.

20151011_115840

Durante a noite, assistimos ao filme Santo Rebelde, que trata da vida de Dom Hélder Câmara, e aprendemos com ele o real sentido de ter uma vida dedicada ao Evangelho e a Eucaristia.

20151012_141837

Ao nos abastecer da palavra de Deus, colocamos em prática realizando nosso voluntariado para as crianças do Centro Assistencial e Educacional Padre Giocondo. Uma tarde para celebrar o dia das crianças, com cama elástica, pintura de rosto, um delicioso cachorro quente e pipoca. Tudo aquilo que faz uma criança sorrir e completa os nossos corações.

20151017_141549

“Foi maravilhoso sentir de perto o carinho e a dedicação desses jovens brincando com as crianças, compartilhando o alimento – a partilha do pão e do coração. ‘Ser missionário é servir a igreja.’ E foi com esse espírito missionário que nossos jovens dominicanos partilharam suas vidas com as crianças e famílias presentes nessa tarde de festa e partilha. Obrigada, queridos jovens por esse testemunho de amor e doação!!! Deus lhes cumule de bênçãos e forças para continuar anunciar Cristo Verdade nas vidas dos mais pequeninos”, agradece Irmã Karla.

 

Rafael Arraes, integrante do nosso grupo vê a relação com as irmãs dominicanas da Beata Imelda como um presente que o Mestre da Ordem nos deixou em sua visita neste ano, e este convívio é uma verdadeira benção e os frutos deste laço é encorajador e estimulante para nossa vida de jovem pregador.

20151017_144828

Para nós essas experiências foram marcantes e não podemos deixar de agradecer, de modo especial, as irmãs da comunidade Padre Giocondo, que nos tem aberto as portas do convento e de seus corações para termos sempre esta chama acesa nos incentivando a pregar no nosso cotidiano. Também, ao Frei Claudemir, OP, que sempre nos motiva e nos ajuda a realizar nossas atividades. Que esse sentimento de família, pela intercessão de nosso pai São Domingos, nos congregue hoje e sempre.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s