Mensagem do Mestre da Ordem para a abertura do Jubileu Dominicano

por frei Bruno Cadoré, OP

Com alegria, nesta celebração de abertura do Jubileu Dominicano da Ordem dos Pregadores, envio minhas saudações a todos e todas: frades, irmãs e leigos dominicanos. E é para mim uma alegria fazé-lo da Basílica de Santa Sabina em Roma, a que foi entregue a São Domingos pelo proprio Papa. Isto, sobretudo, pelo fato de que Santa Sabina é o lugar no qual a pregação de Domingos tem suas raízes.

Domingos amava rezar aqui, amava contemplar e falar com Deus, amava deixar que os mistérios da vida de Cristo habitassem sua própria vida. Conforme a tradição, ele também amava falar com Deus das pessoas, homens e mulheres, que tinha encontrado e às quais tinha comunicado o Evangelho da Paz. Nesta sua conversação com Deus ele encontrava a força para voltar a sair, para continuar sua pregação.

Como se pode ver num mosaico de Santa Sabina, andar em pregação significava para ele pregar a unidade: a unidade entre os circuncisos e os gentios; a unidade entre aqueles que têm fé e os que não a têm; a unidade entre todos, porque todos somos capazes da mesma comunhão. Isto é o que Domingos queria anunciar.  Ele encontrou a motivação para fazé-lo a partir da visão que teve de Pedro e Paulo, na qual Paulo lhe tinha entregue a Escritura, a revelação da unidade e do desígnio de Deus, e  Pedro lhe tinha entregue o cajado do peregrino, para que pudesse andar. Então São Domingos abre a porta e parte!

O Jubileu da Ordem consiste nisso: ele abre a porta (de Santa Sabina), a contempla, e nela vê a primeira representação da crucifixão. Pregar o Evangelho da Paz significa pregar a vida dada em abundancia por um Messias crucificado. Domingos, então, parte e vai ao encontro de todos e todas,  junto aos quais  Cristo o precede.

Um lema para este Jubileu:  vá e prega!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s