Partilha do Encontro Internacional da Juventude Dominicana: Relatos dos participantes brasileiros

Do dia 16 a 21 de julho de 2016, em Tolouse, na França, foi realizado o Encontro Internacional do Movimento Juvenil Dominicano (MJD), reunindo cerca de 140 jovens dominicanas e dominicanos de 26 países. O Encontro marcou também a participação da juventude na celebração dos 800 anos da Ordem dos Pregadores.

O evento, organizado pela equipe de trabalho da Coordenação Internacional do MJD, conhecida como InternationalDominicanYouthMovement (IDYM), contou com atividades formativas, culturais, de espiritualidade e até mesmo com uma peregrinação que percorreu alguns dos trajetos por onde São Domingos passou – caminho intitulado de Passos de São Domingos. Ao fim da programação foi realizada a assembleia eletiva que definiu, democraticamente, os integrantes da próxima equipe de coordenação do IDYM, que assumirá o posto de trabalho a partir de 2017.

O Brasil foi representado oficialmente pela companheira Lívia Alfonsi, que mora em São Bernardo do Campo (SP) e integra o MJD em São Paulo (SP). Também participaram do evento os brasileiros Leonardo De Laquila, promotor internacional de Missão e Caridade do IDYM, e frei Mariano Foralossso, OP, assessor nacional do MJD no Brasil. Confira, abaixo, relatos destes participantes sobre as experiências vividas na França.

IDYM 2016

Partilhas dos participantes

‘’140 participantes de 26 países. Se o encontro internacional da juventude dominicana fosse expresso por esses números, creio que não seria o suficiente. Julho de 2016, ano comemorativo dos 800 anos da Ordem, resolvemos comemorar em assembleia junto às nossas raízes históricas. Fanjeaux, Pruilla, Montreal, Carcassone e Toulouse; lugares que além transpirar dominicanismo, nos acolheram de uma forma maravilhosa. Particularmente partilho uma experiência particularmente especial. Em pleno Domingo do Senhor estávamos juntos às Monjas de Pruilla.  Fomos convidados pela Priora do monastério, a irmã Jean Baptiste, a cantar o Salve Regina no claustro do convento. Momento mágico no berço da Ordem. Fiquei imaginando quantas histórias foram escritas naquele pedaço de terra, oito séculos de orações incessantes. Agora éramos nós participando dessa história. Quando entramos no claustro, um grande silêncio tomou conta dos nossos corações. Olhares apreensivos que foram rapidamente afetados pelo Hino das comemorações do jubileu dominicano. Laudare, Benedicere, Praedicare… a música tomou conta do grupo e marcou o ritmo dos nossos passos. Entramos no claustro formando duas filas e nos encaminhamos para o pátio do convento para dentro do mistério e em frente aos olhos de uma belíssima imagem de N. Senhora. Silêncio, ela olhava para nós e nós para ela. Salve Regina Dominicana, a oração cantada que mais me encanta sendo entoada em uma grande monofonia. Uma massa de vozes de culturas tão distintas afinada em unidade. Deus é bom e adora nos envolver em sua beleza!’’

 Leonardo De Laquila, 35 anos // Promotor Internacional de Missão e Caridade do IDYM

‘’Essa foi minha primeira experiência no Encontro Internacional. E foi uma experiência intensa. Intensa de trabalho, intensa de oração e partilha. Poder viver tão próximo durante uma semana de pessoas de culturas e línguas diferentes e saber que temos um mesmo ideal, é fascinante.

 O que mais me marcou foi visitar o Monastério de Pouille. As monjas, as mulheres que São Domingos pensou primeiro. Mulheres fortes e inteligentes. Me inspiraram durante o Encontro e seguem me inspirando.’’

Lívia Essi Alfonsi, 25 anos // Coordenadora e integrante do MJD em São Paulo (SP)

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s