Quem somos

Oficializado no dia 12 de Dezembro de 2009, dia de N.Sa. de Guadalupe, na Capela do Col. Sta. Catarina de Sena, em São Paulo, o Movimento Juvenil Dominicano do Brasil tem como lema “contemplar e levar ao outro aquilo que foi contemplado”, para que a contemplação na oração e os esforços nos estudos proporcionem uma atuação no mundo com a perspectiva do Evangelho onde a paz é fruto da justiça.

Dominicanos: nosso claustro é o mundo!

Temos uma grande preocupação de educarmos a juventude a partir da contemplação do Deus que imana e transcende todas as coisas, e para isso elaboramos uma série de atividades visando a formação do caráter a partir do auto-conhecimento, vivência comunitária, estudo, oração e atividades missionárias.

Queremos falar de um Deus da Vida. Um Ser que nos acolhe sem diferenciação, pois nos ama incondicionalmente e  que está sempre a  nos levar em direção ao próximo.

A questão é:

Como reconhecer esse amor?

Como saber se o amor que sentimos vem de Deus?

Como reconhecer seus atributos sem sair da realidade? 

Deus nos fala de diferentes formas, basta sabermos ouvir a sua voz, e esse ouvir acontece dentro de um processo de aproximação em sua direção. S. Tomás escreve: “Quanto mais vou ao encontro de mim mesmo mais descubro em mim um outro que não sou eu, mas o fundamento do meu existir”.

Deus também está em mim, e o reconheço quando me descubro. Descobrimos nosso carisma, nossas vocações, tudo aquilo que essencialmente nos realiza. Esse caminho de auto conhecimento se dá em duas esferas: no confronto diário com o outro, e na observação constante do eu. Tendo sempre como base a busca da verdade.

Deus que se revela em nossas vidas e em nossas relações com as pessoas e com o mundo…

Percebendo que no estudo encontramos as respostas de nossos questionamentos e o suporte para as dificuldades diárias…

E que pela prática nos tornamos virtuosos!

Ir ao mundo para que possamos conhecer as diferentes realidades que nele subsistem. Observar a riqueza das diferentes culturas para nos potencializarmos e nos questionarmos sobre qual o papel que desempenhamos na sociedade e se essa é, de fato, a sociedade que queremos. Isso porque reconhecemos o amor de Deus em nossas vidas e já descobrimos que o amor a Ele se dá na relação com o próximo.

Não queremos ficar de braços cruzados…

… pois sabemos que juntos podemos  mudar a realidade, mesmo que de uma só pessoa!

Venha fazer parte desta aventura!

Paz e bem!
MJD BR – Movimento Juvenil Dominicano do Brasil

Anúncios

8 pensamentos sobre “Quem somos

  1. Nossa pessoal gostei muito de tudo vocês estão de parabéns, aproveito pra desejar uma boa festa de São Domingos, que continue nos abençoando em nossa missão de levar as pessoas a Palavra de Deus!
    Um abraço fraterno a todos (as) Ir. Eva Teles,op

  2. Olá Frei Vicente Micallef OP, eu sou o Ermenegildo Orildo Felix, esposo da Maria Luci Pacheco Felix, da equipe23-A Nossa Senhora do Rozário de Belém, hoje nossa equipe se fundiu com outra e estamos com a equipe18-a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, foi muito gratificante ver sua mensagem no blog dos dominicanos. estamos aguardando sua mensagens também no blogger ejns.curitiba.pr, suas mensagens espirituais foram e continuarão sendo muito bem vindas… abraço ao nosso inesquecível conselheiro e amigo da ex-equipe23 Nossa Senhora do Rozário de Belém… Fique na Paz do Senhor e no amor de Jesus, Maria e José.

  3. Paz e luz nas suas vidas ! Amados baixei através de uma página na internet ,cujo link é de vocês ,o livro Relatos de um Peregrino Russo ,porém procurei o livro físico como está na versão digital e não encontrei.Os que estão nas livrarias apenas tem até o 4º relato ,uma versão condensada. Onde encontrar a versão completa como está no link da Juventude Dominicana? Email jzws1@hotmail.com ,se tiver contatos por telefone melhor ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s